Friday 16 April 2010

Single & Fabulous?!



Ontem à noite, numa das minhas sessões de visionamento de "Sex and the City" (sim, sim, pela milésima vez, mas acreditem ou não, parece sempre que é a primeira), revi o quarto episódio da segunda série.

A maior parte de vocês deve lembrar-se do tema: "Single and Fabulous - question mark or exclamation mark?!" Este tema é-me muito caro, porque, em primeiro lugar, continuo uma single girl (solteiríssima e sem intenções de casar num futuro próximo), apesar de ter um namoro estável há cerca de ano e meio e, em segundo lugar, porque estive muito tempo ainda mais single do que estou agora, i.e., sem compromisso oficial e passei pela fase de dúvidas que atormenta a Carry em determinado momento do episódio, pelo que me consigo rever imenso nas palavras dela.

O preconceito em relação às mulheres solteiras não é novidade, aliás se repararmos no sentido conotativo das palavras "bachelor" e "spinster" facilmente nos apercebemos que estas palavras, socialmente, representam muito mais do que o facto de não termos aliança na mão e, comparativamente, em termos semânticos, assumem um contorno que as diferencia, ultrapassando de forma inequívoca a mera diferença de sexos. 

A ideia (ainda) vigente na sociedade é que a mulher solteira, é-o, porque é uma pobre coitada, uma encalhadinha que não encontrou outro pobre coitado que lhe "pegasse". Por seu lado, o homem solteiro, é-o, supostamente, por opção, porque é aventureiro ou porque é um homem descontraído, que não gosta de ter amarras seja ao que for. Bem sei que este é um conceito estereotipado, mas não deixa de ser uma ideia enraízada nas cabeças de muitos.

É por causa da pressão que a sociedade faz para que estejamos "arrumadinhas", que é como quem diz, "para que casemos com o primeiro pacóvio que nos apareça à frente, porque socialmente uma mulher solteira é vista como uma 'pobre desgraçada'", que muitas de nós acabam por ceder. Conclusão óbvia do "estar arrumadinha": milhões de divórcios em todo o mundo.

Eu própria senti essa pressão durante o período em que não tive oficialmente uma relação, ou seja, durante o período em que fui "as single as you can be". Na altura, tudo quanto era amigo ou amiga comprometido/a ou casado/a, tentava marcar-me "blind dates" com potenciais interessados(dos quais me desmarcava sempre, porque não era o que pretendia naquele momento da minha vida). Para piorar, havia sempre aqueles momentos embaraçosos, em que se marcava um jantar ou uma ida ao cinema entre amigos e, quando chegava lá, estava tudo em grupinhos de dois... todos, menos eu, que ia sozinha... Entretanto, para ajudar à festa começaramm as amigas todas da catequese, da turma da primária e de terceiro ciclo a casar e a ter pimpolhos. E, sejamos honestas, meninas, desculpas como "Ai, sou casada e tenho filhos, por isso ao fim-de-semana não posso fazer isso!" ou "Aaaah! Não dá para te ajudar nisso na sexta à noite, porque tenho de ir para casa tratar disto e daquilo, afinal sou uma mulher de família", embora sejam verdadeiras e eu própria considere que quando se constitui uma família, as responsabilidades aumentam, já que passamos a ter mais pessoas dependentes de nós, acabam por dar muito jeito às vezes. É natural que acabemos por ceder, eventually.

Não escondo que casar é um desejo que acalento, desde que seja com a pessoa que eu considere "perfeita para mim". De facto, embora acredite já ter essa pessoa ao meu lado neste momento, depois de algumas relações falhadas, não quero apressar nada, muito pelo contrário, quero aproveitar bem todas as fases que cimentam uma relação.

Se é possível ser-se "Single & Fabulous"?! Sim, claro que é! Tal como é possível ser-se "Married & Fabulous"! É tudo uma questão de encararmos cada fase e momento das nossas vidas com optimismo, sem receio dos ideias estereotipados que a sociedade insiste em nos enfiar na cabeça e, enquanto mantivermos as nossas convicções e estas nos fizerem felizes, somos "Single & Fabulous", não há como fugir disso, sejamos solteiras ou casadas!

beijinhos,


A Menina dos Óculos

10 comments:

  1. Dúvidas por estar solteira e sem compromisso aos 25? Devias era ter se estivesses casada com essa idade. Acho que a ideia de que se casa aos 20 já está há muito ultrapassada...
    kiss

    ReplyDelete
  2. Olá Mi!

    Concordo plenamente, aliás é essa a ideia que defendo no meu texto. Pessoalmente, estou muito satisfeita com a minha solteirice assumida, que é ideal para o momento que atravesso.:P

    Qualquer mulher pode ser Fabulous, seja solteira ou casada, só depende da atitude com que encara a vida e os desafios que esta nos apresenta.

    beijinhos,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  3. Married & Fabulous... é como me considero.

    Muito bem casada e a tentar estar/sentir-me linda e enxuta após quase 10 anos de casada e com 4 filhotes maravilhosos!!!

    ReplyDelete
  4. Olá Rita!

    Nem mais! É esse o espírito de que falo no texto!:D A ideia tem de ser: "sentirmo-nos bem na pele que vestimos" e, assim, seremos sempre fabulosas, no matter what.:P

    Beijocas grandes,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  5. Menina dos óculos,

    Concordo plenamente com o que dizes no texto. E gosto do tom com que o dizes. Os meus parabéns pela maneira como escreves.

    Contudo, queria só dizer que, pelo que percebi, tu não és solteira. Tens um namorado, pelo que tu és comprometida.Embora não sejas casada, tens um namorado, logo estás muito longe de ser solteira.

    Continua a escrever assim, que és uma maravilha!!!

    Sílvia

    ReplyDelete
  6. Olá Sílvia!

    Obrigada pelos elogios.:) Sim, eu sou comprometida, acertaste. Estou no meio termo, ainda não deixei de ser single, porque não me casei. De qualque forma, como digo em determinado momento do texto, já fui bem mais single do que sou agora...

    Beijocas enormes e obrigada pela visita,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  7. Ser fabulosa é uma coisa estrutural: ou se é ou não. Relaciona-se com a auto-estima, com o não conformismo, com vontade de mudar o que não está bem,com a vontade de sair da cama de manhã com a convicção que vai ser um bom dia... Ser fabulosa para mim é isso. O estado civil é algo conjuntural. O facto de sermos solteiras, comprometidas ou casadas não deveria mudar o grau de "fabulosidade". Conheço casadas absolutamente deprimidas tal como conheço solteiríssimas que são absolutamente fabulosas e não precisam de uma relação para isso. Reconheço, contudo, que há mulheres que são mais permeáveis à pressão social e acabam por se sentir mal se chegam a determinada idade sem ter um "macho aquecedor de pés e bebedor de cerveja" ao seu lado. Mas isso é uma questão de personalidade e de auto-estima e até de objectivos de vida. Para mim casar e parir criancinhas nunca foi um objectivo ( apesar de a dada altura quase ter resvalado para lá...mas isso é culpa dos novelos da paixão) e passar o resto do tempo a discutir as vantagens do Ariel sobre o Tide Liquido. Mas casar, parir criancinhas e ser uma deusa dos detergentes é um objectivo tão válido como outro qualquer desde que as pessoas se sintam felizes assim. Eu sei que não o seria por isso recuso que me imponham modelos de felicidade standart. Beijo

    ReplyDelete
  8. Olá Cat!

    Fantástico comentário!:P as always! subscreveria totalmente, como muitas das Bubbly Buddies, quase de certeza!

    Beijinhos imeeeeensos e obrigada pelo apoio contínuo! LUV U!

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  9. Oooh!
    Eu deixei um comentário tão giro a este post e ele não aparece publicado :( :(

    Apagaste-o sem querer?
    Beijoca

    ReplyDelete
  10. Olá Miss Chocolate!

    Não, não apaguei, mas nunca me apareceu na moderação de comentários... Acontece-me muitas vezes, infelizmente... Não entendo porquê.:( Desculpa... Se não for pedir demais, podes escrever de novo?!:) É que deixaste-me super super curiosa...:P

    Beijocas enormes,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete

Leave a bubbly comment!