Wednesday 28 April 2010

Nós, mulheres auto-confiantes do século XXI

imagem retirada de http://www.pvbauru.org.br/userfiles/image/saltoalto.jpg

Hoje, enquanto falava com uma colega de trabalho acerca do tema: "Nós, mulheres auto-confiantes do século XXI", chegamos à conclusão de que muitas mulheres ainda não chegaram a esse ponto da sua vida, em que se sentem seguras, determinadas e têm a atitude de que já vos falei antes: "Sim, sou bonita. E...?!", o que é quase um crime e um desrespeito pelas lutas que as nossas antepassadas tiverem que ultrapassar, para que hoje, sejamos, cada vez mais, independentes e determinadas. Tempos houve em que os sonhos que não incluíssem marido e filhos aos 25 anos, eram vetados às mulheres, que se resignavam à posição submissa e subalterna de "muleta do marido". Hoje, temos a obrigação de ser mais que isso e de ser mais fortes, afinal somos mulheres e "mulher" é sinónimo de "força".  

Acho que, independentemente da nossa idade, quer sejamos mulheres de 20, 30, 40, 50 anos e por aí adiante, temos de começar a sentir-nos mais mulheres, mais orgulhosas de nós, por tudo o que já conseguimos, até ao momento, nas nossas vidas e até, historicamente. E, na eventualidade de ainda não termos atingido muitos dos nossos objectivos, temos sempre uma solução: lutar com unhas e dentes para os realizarmos e para sermos bem sucedidas.

Algumas de nós ainda vivem presas ao estereótipo de que temos de casar e ter filhos, o quanto antes. Sim, eu quero casar e ter filhos, quando for a hora certa, com a pessoa indicada (que acredito ser a que está ao meu lado) e não porque alguém se lembrou de estipular que todas as mulheres têm de casar e ter filhos, porque senão são umas pobres desgraçadas.

Se precisamos dos homens?! Sim, óbvio, que precisamos, eu ainda não sei trocar pneus, mas conto aprender, se fizer falta... Porém, isto é mútuo! Eles também precisam de nós e não vale a pena a sociedade tentar impingir-nos que não, que eles são muito independentes, porque é treta. Muitos deles ainda precisam que a mamã ou a empregada lhes passe a roupa a ferro, por exemplo, o que não critico, absolutamente, mas que não me venham depois dizer que são super autónomos.

Desejo muito muito importante para o século XXI: Que as mulheres gostem mais de si e que tenham mais atitude, aquela atitude: SIM, SOU UM ESPECTÁCULO E GOSTO DE DIZER ISSO EM VOZ ALTA!

Beijocas (hoje um bocadinho feministas),

A Menina dos Óculos

18 comments:

  1. Verinha!!! (já lá vai um tempinho... não pode ser...) Adorei!!
    Subscrevo tudo, todavia também acho que muitas vezes, muitas mulheres não adoptam essa atitude de "SIM, SOU BONITA E???" porque têm medo de ferir a susceptibilidade de outros, perdão... de outras, e sofrer repercussões com isso, porque bem vista as coisas há sempre alguém invejoso à espreita pronto a destilar veneno... "quão pequenino é o mundo das mulheres"... LOL!!!
    Outra das razões para não a adoptar, falando agora a nível profissional, é que pode ser complicado uma mulher bonita ser levada a sério, então se estiver a tentar singrar num "mundo de homens", é mais provável ser vista como objecto de decoração do que propriamente como mais valia, a isto temos de agradecer à nossa tradicional cultura machista latina que felizmente tende a desaparecer nos últimos tempos...ou assim espero.
    Por isso, minhas Senhoras há que arregaçar as mangas, impinar o nariz e do "alto do salto" mostrar a esta gente que somos muito mais nós, mesmo com todas as nossas fraquezes e forças, e que por isso somos simplesmente fantásticas!!! Beijo ;)

    ReplyDelete
  2. A maioria dos homens também nunca trocou um pneu :) Por acaso há uns tempos estava a conversar com o meu pai e disse que se me furasse um pneu, eu ligava-lhe para ele o trocar e ele disse-me que nunca o tinha feito lol. Por isso, acho que eles não fazem assim tanta falta, chamamos o reboque ;) Claro que não se pode exigir que saibamos uma coisa que nunca nos foi ensinada.
    Sou uma pessoa um bocado auto-suficiente, não sinto a necessidade de ter sempre um homem a meu lado, dou-me muito bem sozinha!
    kiss

    ReplyDelete
  3. olá! Deixo-te um desafio engraçado no meu blog. Dá uma espreitadela!
    beijinho

    ReplyDelete
  4. Eu sei fazer tudo e sou o Homem e a Mulher cá de casa. O gajo não percebe nada de nada: pintar uma parede, mudar uma lâmpada e por aí fora. Agora mudar um pneu...eu sei a teoria todinha, mas tenho medo. Tenho medo de não conseguir apertar as porcas assim muito bem, começar a conduzir e depois o carro PUM. Não, isso não faço, mas chamo a assistência em viagem claro. eheheh. Bjs. Maria_S

    ReplyDelete
  5. Concordo plenamente ! Embora ache que a parte de haver homens que não sabem passar a ferro e mulheres que não sabem trocar um pneu é um pedacinho relativa ! Mas a verdade é que as mulheres são simplesmente bem mais desenrascadas que os homens :D E sim, basta gritar ao mundo o quanto gostamos de nós que tudo corre melhor ! * beijinho

    ReplyDelete
  6. Eu fui educada para ter uma família, para viver para o meu marido e futuramente para os meus filhos. É claro que não me ensinaram a viver na sombra dele. Há tanto para referir sobre as mulheres, e tu conseguiste dizer grande parte daquilo que uma mulher é. Beijinhos,
    Bomboca do Amor.

    ReplyDelete
  7. Vejo-me forçada a concordar contigo! É que para além de escreveres lindamente, tens sempre razão no que dizes! :) * Beijinho minha querida!!! ***

    ReplyDelete
  8. Gostei do teu texto e acho que sim!!

    ReplyDelete
  9. Olá Kel!:P

    Não pode ser, não! :) Eu, de qualquer forma, não tenho passado muito tempo no Porto ultimamente...

    Tens toda a razão. Nós fazermos tudo o que temos de fazer, muitas vezes em cima de saltos altos, só pode significar "we've got the power!":P

    Beijocas,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  10. Olá Mi!

    Eu admito que às vezes sinto a falta do meu namorado, não para me ajudar nisto ou naquilo, mas mais porque não estamos juntos todos os dias e às vezes dá aquela saudade...

    Gostei da tua observação do facto de nem todos os homens saberem trocar pneus!:P lol! bem visto!

    beijinhos,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  11. Olá Verniz Escarlate!

    Eu ainda ando a ponderar aceitar o teu desafio, porque não sei se conseguirei ter tempo para escrever posts diários, pois dependendo da carga de trabalho da escola que trago para casa, nem sempre é fácil. De qualquer modo, estou tentada a aceitá-lo...:) Achei a ideia super gira!

    beijiiiiinhos,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  12. Olá Maria_S!

    Adorei o teu comentário, muito me ri com ele!

    É isso mesmo! Adoro essa atitude nas mulheres! Eu confesso, que trocar pneus não é mesmo comigo... No caso do Sr. Pantufas, nem tenho pneu extra, porque funciona de outra forma, tenho de deitar no buraco do pneu um tipo de espuminha que 'fecha' o buraco temporariamente, até o trocar por um novo. CONCLUSÃO: acho que nem isso faria bem, sinceramente... lol!

    Beijinhos grandes,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  13. Olá Shell!

    Sim, é verdade, eu usei cliches e estereótipos propositadamente, mas nem sempre correspondem 100% à verdade. O Bubbly Boyfriend, por exemplo, passa a ferro, e muito bem (é o meu orgulho, aquele homem, tão bem educadinho que está - lol). Eu é que, como confessei, trocar pneus ou deitar espuminha lá para dentro, é coisinha que ainda dispenso. Mas como disse, quem sabe um dia não me dedico à arte de bem trocar pneus e deitar espuminha?! Estas aprendizagens dão sempre jeito...:P

    beijinhos,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  14. Olá Bomboca!

    Antes de mais, obrigada pelo elogio. Bubbly's blushing! :) Sim, em última análise, penso que todas nós fomos criadas com esse intuito, para que um dia possamos constituir uma família (eu também fui, admito:P). Nem sempre acontece assim, porque isso não corresponde à vontade de todas as mulheres, mas 90% das vezes costuma ser um projecto a longo prazo das mulheres, até porque a vontade de sermos mães, mais tarde ou mais cedo, costuma aparecer (embora, como disse, também haja excepções, não somos todas iguais).

    Beijocas grandes, Bomboca,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  15. Olá Catarina!

    Ooooooh! Já estava corada e agora vens tu e dizes essas coisas e pronto, fico vermelha como um tomate-cereja (esses, pelo menos são mais cuties que os outros feiosos)!:) Obrigada, amiga! És um doce. Ainda bem que te revês nas minhas palavras, são escritas a pensar em mulheres como tu!:P

    Beijinhos,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  16. Olá Girl in the Clouds!

    Obrigada por comentares. Fico feliz que tenhas gostado e que concordes. Afinal, a minha opinião acerca deste assunto corresponde à de mais pessoas, à de mais mulheres. As mulheres auto-confiantes do século XXI são mulheres como vocês!:P

    Beijinhos,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  17. Eu concordo contigo plenamente... AMO a palavra empoderamento, e é assim que tento reger a minha vida. Sentir-me empoderada é sentir que sou capaz de fazer qualquer coisa desde que me predisponha a isso.

    Mas... (ha sempre um mas) na minha vida diária a verdade é que deixo para o maridão determinadas tarefas que não me interessam minimamente, tais como levar os carros às inspecções, tratar do IRS, pendurar um quadro, etc...

    No entanto, tenho a noção de que não faço estas tarefas porque não quero e não porque não tenha capacidade para elas. A verdade é que entre o meu trabalho, os meninos, a casa, a roupa, as compras de supermercado há coisas que têm mesmo que ficar de lado e não me importo nada de assumir que isso são assuntos dele.

    Resumindo que já me estou a esticar: se eramos capazes de viver sem eles? Claro que sim! Se seria bom? Claro que não!

    ReplyDelete
  18. Olá Rita!

    Que comentário fabuloso (as always)!:) Adorei principalmente a parte: "se eramos capazes de viver sem eles? Claro que sim! Se seria bom? Claro que não!", porque é tão verdade... Eu sei que poderia viver sem o meu namorado, mas com certeza não seria tão bom como é tê-lo ao meu lado.:P

    Beijinhos enormes, Rita,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete

Leave a bubbly comment!