Thursday 29 April 2010

Cheguei à escola...



...e a professora titular de uma das turmas de primeiro ciclo do ensino básico em que ensino Inglês tinha novidades para mim: uma das encarregadas de educação está, pelos vistos, insatisfeita com o facto de eu ter atribuído um "Satisfaz Pouco" ao comportamento do seu educando. Claro que a professora titular está do meu lado, ou não fosse este aluno um aluno com graves problemas de atitude. Nem vou comentar ou desenvolver muito o tema, porque é por causa destas atitudes dos pais, que as crianças de hoje em dia são indisciplinadas como é sabido que são.

É patético, porque na minha altura, se eu levasse um Satisfaz Pouco de um professor, os meus pais conversariam comigo, mas com certeza não me passariam a mão pela cabeça: "Oh coitadinho de ti, que a professora de Inglês é má e deu-te uma nota injusta. Sim, porque tu és um anjinho, um anjinho de sete anos, que faz manguitos na sala de aula para os colegas, quando a professora vira costas, e que diz asneiras quando se lembra, mas não tens culpa nenhuma disso, só dizes, porque algum menino malvado disse antes, tu ouviste e ele obrigou-te a repetir, a ti, que és dos mais altos e fortes da turma."

Enfim, eu própria já ouvi isto da boca da mãe no final do segundo período, e apetecia-me dizer-lhe: "Grow up! O seu filho é assim porque, embora ache que o educa muito bem (e eu sei que não é fácil educar um miúdo nos dias de hoje), acaba por lhe passar a mão na cabeça e por desautorizar os professores (que, coincidência das coincidências, concordam todos em relação ao seu péssimo comportamento e atitude) à frente dele, o que só vem reforçar o seu comportamento insolente..." Porém, não o disse, calei-me e fiz-me de parva, porque não estou para me chatear por causa de mesquinhices destas.

CONCLUSÃO: Temos de educar alguns pais, antes dos filhos, só não sei é se eu estou vocacionada para isso... Acho que não!! Haja paciência!

Beijocas grandes,

A Menina dos Óculos

15 comments:

  1. Completamente de acordo ! É certo e sabido que o primeiro exemplo sai de casa... Ora, se em casa esse exemplo não existe não há nada a fazer :x Depois os pais ficam à espera que os professores façam os milagres que eles não conseguem fazer :x Enfim... Vá, nem vale a pena te ralares demais ! * beijinho

    ReplyDelete
  2. Olá Shell!

    Nem mais, esta ideia, que agora parece vigorar de que a educação parte da escola, é a maior treta de sempre. A educação parte de casa e a escola serve de complemento a essa mesma educação. Como é que esperam que eduquemos 25 crianças ao mesmo tempo, se eles não dão educação a um filho apenas?! Ridículo!

    Supostamente, a culpa é minha, que não gosto do miúdo e o trato de forma diferente. Se calhar, deveria premiá-lo ou desculpá-lo, quando espetou o dedo do meio durante uma aula de Inglês, e o exibiu para os amigos...

    Em que mundo é que eu vivo, afinal?! É que há momentos em que, simplesmente, não me sinto integrada (nem quero sentir) numa sociedade em que os pais são benevolentes até enervar e desculpam sempre "os coitadinhos que fazem asneira, porque eles são uns anjinhos"... GRRRRRR!

    Sim, mas não vale a pena enervar-me, já sei que vou ter casos destes para sempre, e não vale a pena stressar para já, que ainda só dou aulas há sete anos. Ainda tenho muitos anos pela frente, espero, e se perder já as estribeiras, são rugas a mais para a minha pele e essas dispenso-as, evidentemente...

    Thanks 4 the support, sweetie!:D

    Beijocas grandes,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  3. Os filhos portam-se mal e os papás põem as culpas nos professores... Realmente, é assim que se educa uma criança!
    Se isso tivesse acontecido comigo tenho a certeza que os meus pais me teriam dado na cabeça a mim e dado razão à professora. Antigamente, era isto que acontecia. Agora parece que anda tudo louco.
    kiss

    ReplyDelete
  4. Olá Mi!

    Exactamente! Teria sido o que os meus pais teriam feito também! Não entendo, mas vou ter de me habituar a isto, porque ainda vou apanhar muitos casos parecidos no meu percurso profissional... É triste, mas já seu que é o que me espera.

    beijocas grandes e obrigada pelo contributo, sempre tão pertinente,:)

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  5. Sabes acho isso impressionante e estamos a caminhar para algo muito grave. Andamos como pais a desresponsabilizar os nossos filhos em tudo e eu so me pergunto uma coisa: como é que vão ser estas crinças quando forem adultos?????????

    Hoje em dia as crianças não têm a noção de autoridade e isso não acontece só nas escolas, acontece mesmo nas proprias casas. São muitos, muitos casos em que os papeis pais/filhos se confundem e as crianças não têm noção de respeito.

    Se é culpa das crianças? Claro que não!!! A culpa é de quem tem a responsabilidade de as orientar, de as educar, de as preparar para viver em sociedade.

    Tenho 4 filhos e digo-te uma coisa: educar um filho é a tarefa mais dificil do mundo. Não existe um curso que se faça nem existem manuais de instruções. Mas a verdade é que é ao mesmo tempo a tarefa mais compensadora do mundo e no fundo é "apenas" balancear entre a disciplina e o amor... kilos de amor :)

    Mas porque será que quando aqui venho escrevo tratados????

    Beijinho

    ReplyDelete
  6. Os pais não entendem que o NAO tb educa e que há nãos que não têm que ser justificados..
    Sem duvida que a educação parental é uma coisa fndamental nos dias de hoje, pq os pais confundem muito o papel da escola, achando que a escola deve educar e não formar!!!
    ****

    ReplyDelete
  7. Olá Rita!:)

    Ainda há alguns pais responsáveis, ponderados e carinhosos como tu... Porém, cada vez mais, são uma espécie em vias de extinção. Os pais agora já não têm tempo para os filhos, para falar com eles, para brincar com eles e para os educar devidamente, dizendo "Não" e castigando na hora certa, e mimando e presenteando quando eles merecem. Isso é uma educação responsável. Infelizmente a educação que vigora actualmente é a chamada "educação por negligência" e quando assim é, e os filhos não são devidamente responsabilizados se não agem de acordo com o que seria de esperar de uma criança saudável e bem formada, acontecem estas situações lamentáveis, que são mais frequentes do que seria desejável.

    Quanto aos tratados, adoro os teus! :) Este cantinho pode passar a ser, doravante, "O Cantinho dos Tratados da Rita", que eu não me importo.:)

    beijocas grandes,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  8. Olá Estrelas de Mil Cores!

    Concordo com tudo o que disseste. É fundamental que os pais saibam ser pais. Acho que alguns pais é que deveriam ir para a escola para aprender umas coisinhas.

    Beijinhos,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  9. Há por aí muita figura parental que necessitava de efectuar umas aprendizagens relacionadas com práticas parentais, ai se há! *** Beijinho querida!

    ReplyDelete
  10. Olá Catarina mai linda!:D

    Sim, pelos vistos há... Isso da prática parental tem muito que se lhe diga. Devia haver a Faculdade de Prática Parental, ou coisa do género (gostei do nome!)...

    beijocas,

    A Menina dos Óculos

    PS: Estás cá no fim-de-semana?!:)

    ReplyDelete
  11. obrigado pela partilha menina dos oculos :)

    estou em crer que a educação é o grande desafio de toda a humanidade :)

    kiss kiss

    ReplyDelete
  12. Olá Marco Rebelo!

    Peço desculpa pelo atraso na resposta (gosto sempre de retribuir com uma resposta de agradecimento aos leitores que me lêem), mas a minha vida tem andado a 100 à hora.:)

    Concordo contigo! É um grande desafio e era aconselhável que a encarassem como um desafio passível de ser superado. No entanto, a atitude vigente é uma de: "faz-se o que se pode e o que não se pode, não se faz" o que depois gera situações destas... Lamentável...

    Beijinhos e obrigada pelo contributo ao blogue,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  13. Vá lá essa mãe ainda apareceu na escola!
    Pois eu posso garantir que muitos pais nunca foram à escola saber nem as notas, quanto mais o comportamento.

    ReplyDelete
  14. Fernanda com óculos há 38 anos14 May 2010 at 16:47

    Há uma frase de Pitágoras excelente que não posso deixar de transcrever, é daquelas frases que não tem época nem data é sempre actual...
    "Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens"
    obrigada, adorei o seu blog :)

    ReplyDelete
  15. Olá Fernanda!:)

    Depreendo que os dois últimos comentários sejam da mesma Fernanda.

    Para começar é uma colega e depois, ainda por cima, usa óculos como eu.:) Parece-me muito bem!

    Tem toda a razão, há pais que nem sequer se preocupam em ter conhecimento das notas e da evolução dos seus próprios filhos. É triste mas é a realidade a que temos de nos habituar.

    A frase de Pitágoras faz todo o sentido. Como disse, não poderia ser mais actual, apesar da larga diferença de séculos entre o momento em que foi pensada e o momento que vivemos em termos educativos no mundo.

    Beijinhos enormes e obrigada pelo elogio, fico feliz que tenha gostado,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete

Leave a bubbly comment!