Saturday 10 April 2010

Romeu e Julieta



Ontem à noite assisti à estreia da peça "Romeu e Julieta", no Teatro Sá de Miranda, cá em Viana do Castelo. Costumo ir com frequência ao teatro, uma vez que recebo sempre convites para a estreia e, mesmo quando é difícil ir, por motivo de falta de tempo, faço sempre um esforcinho e umas alterações no meu horário, pois custa-me, sinceramente, desperdiçar convites para ir ao teatro.

Além disso, desde nova que sou uma aficcionada pelas artes, sejam elas literatura, cinema, teatro, pintura, escultura, moda ou decoração, entre tantas outras. Calculo que essa paixão esteja ligado ao facto de o meu pai ter sido pintor quando era mais novo, e sempre me ter incutido esse amor pela arte.

Quanto à peça, resultante de uma co-produção tripartida entre o Teatro do Noroeste (Santiago de Compostela), o ACE / Teatro do Bolhão e o Centro Dramático de Viana, foi adaptada do original de William Shakespeare e é, em determinados momentos, marcadamente diferente do texto do dramaturgo, até porque foi feita uma contextualização da acção no século XXI. Uma vez que conheço bem o original em Inglês (bem como a obra de William Shakespeare, no geral), posso pronunciar-me em relação a algumas das diferenças desta peça, que ainda não tinha visto noutras adaptações da peça. Quem sabe, assim, convenço mais alguém a ir ao teatro? 

Encenada por Eduardo Alonso, com Sara Barros Leitão (Julieta) e Márcio Carneiro (Romeu) nos papés principais e Ângela Marques no papel de mendiga (esta personagem particular funcionou como uma tripla personagem, pois aglomerou três importantes personagens da peça, tal como escrita por WS: o narrador, o padre e o "farmacêutico"), esta peça demarca-se, essencialmente, por eliminar as personagens matriarcas e patriarcas das duas famílias rivais, sendo estas substituídas por personagens com a mesma função dramatúrgica na peça, mas com idades mais jovens. Assim, a única personagem que poderíamos designar de "um pouco menos jovem" será, de facto, a personagem desempenhada por Ângela Marques.

Não querendo desvendar demasiado o enredo da peça (embora esse já seja sobejamente conhecido, mesmo para quem não conhece a obra original), posso dizer apenas que é uma peça com carácter intimista e que grava nas nossas memórias a imagem de um amor puro, eterno e imortal, tal como o que todas nós sempre sonhámos viver (sendo que o final trágico é absolutamente dispensável).

A peça estará em Viana até ao dia 1 de Maio e no Porto entre os dias 5 e 23 de Maio. Quanto ao horário, o melhor é confirmarem, através de telefonema ou e-mail. Para mais informações acerca da mesma, deverão contactar:

Vou querer saber a opinião de quem já tiver assistido à peça!:D

beijinhos e bom fim-de-semana,

A Menina dos Óculos

9 comments:

  1. Excelente sugestão Menina dos Óculos ;)

    ReplyDelete
  2. Shame on me :( Sou vizinha do Teatro do Bolhão/ ACE e nunca fui ver nenhuma peça. Vai ser desta! Boa sugestão miss! :)

    ReplyDelete
  3. Marta M.,

    :P também acho que sim! Agora resta-vos aceitar a sugestão e ir ver... (ou não...) lol!

    Beijinhos,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  4. Olá Cat!

    Shame on you, de facto!:D A peça é representada por antigos alunos do ACE / Teatro do Bolhão, para comemoração dos 20 anos (acho que são 20) da escola de teatro.

    Tens de ir ver, mesmo!:D

    Beijinhos,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  5. Já fui ver a peça e adorei. A actriz Sara Barros Leitão não pode demoonstrar nas novelas aquilo que verdadeiramente é, parabéns!

    ReplyDelete
  6. Olá Anónimo!

    Eu não conhecia a actriz até ver a peça, porque não tenho por hábito ver novelas. Porém, achei que se portou muito bem na peça, também.:)

    Beijinhos,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  7. o melhor actor foi o fábio sousa (abrão)

    ReplyDelete
  8. Olá! Eu já não me lembro do nome dos actores...:) mas é possível. Eu gostei do trabalho geral de encenação e dos actores. Os principais estiveram muito bem.

    Beijinhos e obrigada pelo contributo,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  9. eu fui ver a peça e adorei : )
    nao conheço muito bem a peça original mas adorei esta e acho que a sara barros foi espetacular!! apesar se achar que ela é uma boa atriz de novelas no teatro ela é incrivel!

    o que me deixou surpreendida foram as cenas de nudismo xD nao estava nada á espera mas acho que eles estavam muito á vontade e foram muito profissionais....

    bjs

    ReplyDelete

Leave a bubbly comment!