Sunday 2 February 2014

(in) compatibilidades?!

A nossa cumplicidade no nosso dia - 14 de Dezeembro 2013 ;)
No último mês dei por mim a questionar-me acerca das chamadas "incompatibilidades" nas relações. Há, afinal, falta de compatibilidade, ou simplesmente temos menos paciência para umas pessoas que para outras?! Até que ponto é que podemos dizer que duas pessoas são incompatíveis?

A ideia muitas vezes vigente é que basta que duas pessoas se amem para serem compatíveis e eu não sei se acredito muito nisso, para ser honesta. Acho que no fim de contas, e embora eu não tenha fórmulas mágicas para alcançar a compatibilidade, acredito que para duas pessoas serem compatíveis numa relação amorosa é necessário amarem-se, respeitarem-se, mas também aceitarem o outro como ele/ela é, e terem os ponteiros acertados em relação aos seus objectivos e futuro profissional e familiar. A meu ver, é nestes pontos que muitas relações e casamentos falham (além do natural desgaste de qualquer relação longa, que não seja alvo de atenção e cuidados).

Aos olhos de muita gente (parva, claro está) eu e o Mr. Bubbly éramos incompatíveis, sendo que chegaram mesmo a perguntar-lhe à minha frente "Como é possível estarem juntos? Vocês não têm nada a ver um com o outro!" E de facto, viemos de mundos muito diferentes.

No início, tudo era novidade, e ele estranhava que eu tivesse uma colecção gigantesca de relógios ("Para que queres tantos?", perguntava ele), que gastasse 500€ nuns sapatos sem pestanejar, que comprasse o telemóvel X só porque era bonito, ou que babasse ao ver as novidades da nova colecção da Mulberry. Agora a coleção de relógios é dos dois (muitos são unissexo) e já conta com mais de 30, e ele já não vive sem eles também. Agora é ele que me diz que mais vale um par de bons sapatos que duas dúzias de sapatos sem qualidade, e me incentiva a usar os Louboutin. Agora, ele próprio já não compra um telemóvel porque é uma máquina de guerra, mas porque combina o lado útil ao lado estético na perfeição. Agora, é ele que me oferece uma Mulberry se for o caso. E eu não o mudei, ele não abdicou de ser quem é, mas desenvolveu outros gostos, conseguiu entender o meu lado e aceitá-lo, viver com ele.

No início, eu não entendia que ele achasse que eu estava bem de fato de treino num sábado à tarde, não percebia porque ficava tão entusiasmado quando eu aparecia nos jogos de futebol dele, não conseguia perceber o porquê de ele insistir que eu usasse mais vezes sapatilhas e pusesse os saltos altos de lado mais frequentemente, não era capaz de entender como uma pessoa tão talentosa ainda estava a trabalhar para a Federação Portuguesa de Futebol, quando tinha um futuro brilhante à sua espera. Agora, continuo a usar saltos altos, mas também uso fato de treino e sapatilhas quando me apetece e quando o homem também está mais desportivo. E admito, o fato de treino é tãaaooo confortável! Agora continuo a ir assistir aos jogos dele e sou a sua fã e crítica número um e sei que o faço feliz desta forma. Agora dou-lhe ainda mais apoio na concretização dos seus objectivos e não o deixo desistir quando se sente triste ou quando pensa que as coisas podem não correr como ele deseja. E nessas alturas, pergunto-lhe: "O quanto é que tu queres isso?!" e a resposta é imutável "Quero muito!".

Não sei se somos as metades da laranja, se encaixamos na perfeição, mas fazêmo-nos felizes. Sabemos que enquanto estivermos juntos, tudo há-de correr bem, porque somos os dois a lutar pelos nossos sonhos, e dois têm mais força que um. Nestes momentos, percebemos que somos muito distintos, viemos de mundos completamente opostos, mas o que nos torna especiais é a nossa cumplicidade, é a capacidade de nos adaptarmos um ao outro sem perder a nossa identidade, para ver o outro feliz. E isso, para mim, é ser compatível.


e já agora, para satisfazer a curiosidade, o ramo…
Beijinhos e bom Domingo,

A Menina dos Óculos

5 comments:

  1. Adorei :D Beijo
    Bés

    ReplyDelete
  2. Obrigada, my love! E eu adoro-te a ti. :) *

    ReplyDelete
  3. Não existem formulas mágicas nem relacionamentos perfeitos, mas a imperfeição é muitas vezes perfeita... Num relacionamento não tem de se concordar com tudoooo o que o outro diz, na minha opinião até é melhor que isso não aconteça, caso contrario, a meu ver, acho que se torna monótono... O essencial é que se encontrem num ponto mutuo, compreensão... Que se compreendam e respeitem essas mesmas diferenças... :)
    No teu caso em particular, mesmo não conhecendo o Mr. Bubbly, noto uma grande cumplicidade o que é difícil de transparecer num registo fotográfico e no vosso caso acontece e é genuíno... Se isso não é ser compatível, então não sei o que é compatibilidade...
    Tinha saudades de "te ler":)

    Beijinhos
    Pezinhos de lã :)

    ReplyDelete
  4. Não existem formulas mágicas nem relacionamentos perfeitos, mas a imperfeição é muitas vezes perfeita... Num relacionamento não tem de se concordar com tudoooo o que o outro diz, na minha opinião até é melhor que isso não aconteça, caso contrario, a meu ver, acho que se torna monótono... O essencial é que se encontrem num ponto mutuo, compreensão... Que se compreendam e respeitem essas mesmas diferenças... :)
    No teu caso em particular, mesmo não conhecendo o Mr. Bubbly, noto uma grande cumplicidade o que é difícil de transparecer num registo fotográfico e no vosso caso acontece e é genuíno... Se isso não é ser compatível, então não sei o que é compatibilidade...
    Tinha saudades de "te ler":)

    Beijinhos
    Pezinhos de lã :)

    ReplyDelete
  5. E eu saudades de te ter por cá, Pezinhos! Obrigada pelas tuas palavras.:)

    Beijo daqueles mesmo, mesmo grandes,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete

Leave a bubbly comment!