Tuesday 25 February 2014

Tanto para fazer e tão pouco tempo!! ARRRRHHH!

O dia hoje está chuvoso e escuro por Londres. Eu ando maluca com o início do meu novo site More than Labels. Parece que não, mas dá imenso trabalho, e como vos tinha prometido, está fora de questão de abandonar o nosso cantinho, acho que mesmo que decidisse que era melhor para mim, neste momento já não conseguiria fazê-lo. O The Bubbly Girl in Glasses já esteve parado tantos meses no passado e não consegui fechá-lo, porque achava que o blogue ainda tinha muito para dar, e não há-de ser agora que vou baixar os braços, muito pelo contrário, apesar de todo o trabalho que envolve manter estes dois projectos, o prazer que estes me proporcionam compensa tudo.

No entanto, apesar disso, posso trabalhar de casa, mesmo para o jornal, também não preciso de estar sempre com a equipa a fazê-lo posso ir fazendo de casa. Para aquelas pessoas que têm de conciliar tudo, e principalmente já têm filhos, não imagino o sufoco que deva ser. O tempo nos dias de hoje não se mede de facto pelas horas do dia, mas sim pela quantidade de trabalho/coisas que fazemos ao longo do mesmo. Basicamente se apenas conseguirmos terminar uma das tarefas que nos tínhamos proposto, significa que o dia não rendeu e a sensação de frustração ao final do dia é angustiante. Muitas das vezes são as nossas relações (familares e de amizade) que acabam por pagar por isso. O trabalho que não se faz no local de emprego, faz-se em casa nas horas vagas, o que normalmente implica menos tempo para estar com quem tem, efectivamente, importância para nós.

Calculo que cheguemos a um momento na vida em que temos todos de equacionar quais são as nossas prioridades em termos da gestão do tempo que fazemos. Lembro-me que quando estava em Portugal (já no último ano) dava por mim a concluir que seria impossível criar um filho um dia, se mantivesse o rimo e o estilo de vida que levava - a quantidade de aulas que dava era de loucos, e tornaria a maternidade uma mera ilusão. Eu acabei por tomar a decisão de vir para Londres, também com isso em mente, pelo facto de não querer abdicar do nível de vida que tinha e dos projectos que me faltava concretizar, e o Mr. Bubbly estava exactamente a pensar da mesma forma.

Há alturas em que sair do país não é opção, pelo que há que tentar encontrar formas de "multiplicar" o tempo. Como? Bem, eu tenho aqui uma listinha de sugestões:

1. Fazer as tarefas domésticas a dois quando é o caso (e fazê-las juntos, para que assim se passe mais algum tempo a conversar);
2. Envolver os filhos (quando os há) em algumas tarefas, como preparar um bolo, ou ajudar a dobrar as meias, por exemplo;
3. Tentar agrupar o máximo de tarefas para os dias da semana (que já sabemos estão perdidos de qualquer forma), libertando assim os fins-de-semana;
4. Aproveitar os furos no horário para conviver, seja à hora de almoço com os colegas de trabalho, ou no caminho para casa ao telefone com a amiga (não é o mesmo que estar com ela, mas já não é mau de todo);
5. Encontrar estratégias para desligar o botãozinho do trabalho ao fim-de-semana (tempo sagrado, em que não se deve sequer pensar nos problemas ou prazos do emprego);
6. Tirar algum tempo para nós, nem que seja só ao Sábado de manhã. Havendo filhos, é mais complicado, mas se se combinar bem as coisas com o pai, ele pode ficar com a criança ao sábado de manhã e nós ficamos com ela ao domingo à noite, quando ele está a ver o jogo de futebol, por exemplo;
7. Por vezes, quando cozinhamos, podemos cozinhar em mais quantidade e congelar parte da comida para aqueles dias em que não nos apetece nadinha estar na cozinha depois de um dia de trabalho;
8. Não ir ao supermercado 3 vezes à semana (os meus pais têm essa mania, mas eu acho uma perda de tempo). Façam a lista ao fim-de-semana do que vão cozinhar durante a semana (só nisso já poupam imenso tempo) e depois comprem o máximo possível dos itens da vossa lista para não andarem sempre a correr para o mesmo sítio.

Bem, claro que não há milagres, mas sempre podemos tentar facilitar a nossa vida. Eu só sei é que ainda não tenho filhotes e já tenho tão pouco tempo! Já agora, se os meus conselhos resultarem, avisem, sim? :)



Beijinhos,

A Menina dos Óculos

No comments:

Post a Comment

Leave a bubbly comment!