Showing posts with label roupa. Show all posts
Showing posts with label roupa. Show all posts

Wednesday, 5 March 2014

Eu e a moda


Há mulheres que não ligam muito a roupa, que o consideram uma futilidade e que acreditam que investir muito dinheiro em roupa e acessórios não é investir de facto, mas é desperdiçar. Desde pequenina que me habituei, tanto por ver a minha mãe e avó a arranjar-se com algum cuidado, como por ter uma madrinha que era modista, a viver entre tecidos, agulhas e dedais, carteiras, tesouras de alfaiate.

Agora acredito que isso ajudou a desenvolver em mim o bichinho pela moda. Isso, e o facto de a minha mãe gostar sempre de me arranjar como se fosse uma boneca. O facto é que uso carteiras desde os 2 anos e desde cedo aprendi que uma senhora deve ter no mínimo três: uma shopper, uma carteira de porte médio e uma clutch. E eu já as tinha quando era pequena, imaginem agora!

Também foi a minha mãe que me ensinou a andar em saltos altos, e hoje continua a dizer: "Uma mulher tem de saber usar os seus saltos; se não sabe e quer usá-los tem de aprender a fazê-lo." Do ponto de vista dela, mulher que use saltos e não saiba andar neles, não pode fazê-lo, porque "fica muito feio". E o facto é que tenho de concordar que aquelas mulheres que andam em cima dos seus saltos e que quando pousam o pé no chão, estão com o joelho dobrado, não saem da imagem lá muito favorecidas. Isto não é coisa de mulher maledicente, pois nem sou de criticar as escolhas sartoriais das pessoas mais extravagantes (às vezes as escolhas aborrecidas é que me tiram mais do sério), que o próprio Mr. Bubbly é o primeiro a comentar quando vê uma e acrescenta em jeito de conselho que: "um salto mais baixo só a favorecia!" Quer isto dizer que comecei cedo na minha escalada pelos saltos, com a minha mãe na supervisão a incentivar-me constantemente a usá-los e a orientar-me nos aumentos graduais da altura do salto.

Quanto à roupa em si, bem, o facto é que eu gosto de moda, sim, mas o que adoro é mesmo a roupa, os acessórios, assim, nus e crus. Gosto dos tecidos, gosto dos materiais, gosto das combinações, gosto dos cortes diferentes, gosto do modo como a roupa transforma os nossos corpos. Acho fantástico que com um determinado tipo de roupa me sinta de certa forma, e com outro me sinta de outra completamente oposta. É por isso que digo que me visto de acordo com o meu mood, mas que a roupa também o influencia, ou seja a roupa e o modo como me sinto muitas vezes relacionam-se reciprocamente. E acredito que seja assim com mais pessoas.

Outro aspecto que adoro na roupa é que me permite ser brincalhona, e infantil às vezes. Adoro o facto de poder brincar com padrões (o meu jogo preferido) e com texturas, misturar tudo, e no fim ver o que dá. É quase como misturar uma série de ingredientes pouco prováveis, levar ao forno e ver qual o bolo que saiu de lá. É um exercício de criatividade, experiência estética e de bom gosto que aprecio, ainda que por vezes só eu é que lá veja o bom gosto, claro está. Mesmo assim, enquanto que para algumas pessoas escolher a roupa do dia pode ser um exercício rotineiro, para mim não o é. Um exemplo disso é que tenho a mania de evitar repetir conjuntos, isto é, repito as peças, mas não as combino da mesma forma, lá está, porque estou a exercer a minha criatividade, e tal como um artista (ai que sou tão modesta), que não faz a mesma pintura duas vezes, também eu não aprecio conjugar o mesmo outfit duas vezes. Não digo que não o tenha feito, mas se o fiz, já me tinha esquecido que estava a repeti-lo.

Basicamente, sei que levo com o rótulo de consumista e superficial muitas vezes, devido a este amor que nasceu comigo, foi alimentado pelas pessoas mais importantes da minha vida, e agora é sustentado por mim, mas honestamente não me importo muito com isso. É o meu vício (até agora ainda nem me fez mal à saúde), é a minha paixão, e faz-me feliz. Mesmo que nem todos percebam isso. Faz-me feliz.

Para acompanhar The Bubbly Girl in Glasses:

E se quiserem acompanhar o meu último bebé, sigam-me aqui no

Já viram os meus últimos posts por lá?
Confiram ESTE e ESTE.


Beijinhos,

A Menina dos Óculos

Saturday, 19 May 2012

shopping frenzy (8) - attacking the men's department

Yesterday was day for shopping - and it was Mr. Bubbly's idea this time! So, before you start picturing The 100% Superficial Mrs Bubbly, try to remember I'M INNOCENT!

I always had a problem with Men's Department at stores. I can't get enough satisfaction ("I can't get no, thhhhrrr Rrrrhhrrrr thrrrrrrree SA-TIS-FA-CTION! Thhhheeeee, Rhhhhheeeee, Rhhhhhhhe, NO! NO! NO!!!!" - Sorry, singing momentarily madness) from buying only at Women's department anymore. So, helping the husband find some sartorial treasures has become my latest favourite hobbie, because it means buying myself a few treats! Ehhhh ehhh eeeeeehhh! [are you hearing an eccho of evil Machiavelli laughter - yah, that was me!]

Anyway, here are some of the treats:


River Island man's skull bracelet
I love their terrified faces! they're the skulls and they're the ones who look terrified?!?!

 River Island man's shirt
it's size S, but looks like an oversized denim shirt on me
(i was always borrowing Mr. Bubby's and now I have my own)


I am a backpack addicted!
This one is from River Island's Men Department (what else, right?) 
and was a gift from Mr. Bubbly (Yeeeeeeeey!!)
Don't you love the ethnic pattern?! :)

And that was it! Hope to have given you some sort of inspiration for your shopping sprees! Otherwise you can always keep stealing your boyfriend's clothes - that's what I keep doing!
:)

Enjoy your Sunday and
join me on 


Instagram: @thebubblygirlinglasses



Beijinhos,

The Bubbly Girl in Glasses
A Menina dos Óculos

Saturday, 22 January 2011

ESKADA Club - Vizela



Finalmente, após tanto tempo a adiar a visita, vou conhecer hoje o ESKADA Club, em Vizela. Uma vez que é considerado o melhor night club do país (depois confirmo:P), confesso que estou curiosa. Tenho a agradecer à Neia (:P) pelos convites específicos para a festa Eugénio Campos - Nuno Oliveira. Depois conto tudo e, quem sabe, faço um post com as fotos. 

Uma vez que é obrigatório traje formal, já fiz uma pré-selecção do meu outfit para a noite: vestido bege com detalhes a preto e fecho nas costas, meia preta, clutch (ainda não decidi qual) e wedges beges e pretos. Espero ser suficientemente formal para o efeito.

Entretanto, eu e o Mr. Bubbly decidimos passar o fim-de-semana em Guimarães, mas vamos arranjar um tempinho amanhã para votar, claro está! Tenho de ir, que tenho Guimarães à minha espera e ainda não preparei o weekend travel bag.:P

Espero que o vosso fim-de-semana seja TOP!:) E não se esqueçam de votar amanhã - é um direito e dever de todos!

beijinhos,

A Menina dos Óculos

Monday, 4 October 2010

Detesto tanto... (2)

... sair de casa de manhã com Hunter boots e roupa quentinha, quando afinal vai estar um calor abrasador o dia todo! GRRRRRR!

Beijinhos,

A Menina dos Óculos

Wednesday, 29 September 2010

Bimba e Lola à chegada do trabalho

Ontem, quando cheguei da escola, ao final da tarde, lá me dediquei à fotografia. A verdade é que cheguei à conclusão que há uns aninhos atrás era bem mais fotogénica! :( Vão ter de se contentar com a minha falta de fotogenia, mesmo, Bubbly Buddies!

Em relação ao outfit, optei (e opto, a maior parte das vezes) pela mistura de cores, até porque não gosto de combinar demasiado a roupa, por motivos que já referi anteriormente (não sou adepta de easy picks). Além disso, acho piada a misturar padrões (sempre com muito cuidado), cores e materiais. Desta forma, acaba por ser divertido fazer a selecção da roupa que vou usar diariamente, pois acabo por jogar, experimentar e arriscar. Se os resultados são sempre bons?! Hmmm... Espero que sejam todos aceitáveis, pelos menos.:)

Algo que também tento não descurar é seleccionar, para cada outfit, peças de roupa e acessórios, que não sejam todos de griffe, i.e., tento misturar, dentro do possível, peças de roupa e acessórios com griffe, com outras marcas mais baratas, como a H&M (que AMO!!!), a ZARA, ou a MNG, por exemplo... Isto porque, primeiro, o facto é que o resultado nunca é tão bom e honestamente fica uma piroseira - é o look "Típica Mulher de Jogador da Bola" que tanto detesto; segundo, mesmo que não fosse dotada de algum sentido estético e quisesse andar de lOUIS VUITTON dos pés à cabeça, sou professora, não sou milionária (e vinco de novo, é uma PIROSEIRA)!

Em relação às fotos, devo salvaguardar que, cá em Viana já está um gelo (pelo menos para mim, que sou do mais friorento que há), daí o uso obrigatório de meias, e que tendo estas fotografias sido tiradas no final do dia de trabalho, os sapatos não estão propriamente limpinhos e a saia não está impecavelmente passada a ferro, nem o cabelo fabulosamente penteado, mas também acho que é isso que é giro: as fotografias serem o mais naturais possível...:) Ah, para que percebam, nas duas últimas fotos estou a tentar ensinar as cores em inglês ao Mr. Bubbly! Eheheh!

















Black shoes: H&M
Green Shopper: Bimba & Lola
Grey Tights: Calzedonia
Blue high-waist skirt: ZARA
Black T-shirt: MNG
Boyfriend blaser: ZARA
Scarf: Morgan de Toi
Glasses: Balenciaga

Beijinhos BB,

A Menina dos Óculos

Sunday, 25 July 2010

A Vogue Portugal mais cara de sempre


Na sexta-feira fiquei fula da vida! FULA FULA FULA! Estava prestes a transformar-me no Hulk (já agora, podia ser em versão coral, para combinar com o Orange Fizz das unhas), não tivesse descoberto uma preciosidade no meio de tanta raiva! Passo a explicar.

Como já referi aqui em momentos anteriores, sou uma super fã de Feiras Medievais. Pois aqui no distrito de Viana, organiza-se uma, nesta altura do ano, que eu adoro! É a Feira Medieval de Caminha, na qual sou presença assídua há anos. Aproveito sempre para fazer umas comprinhas. nao sei a que propósito, mas sempre que vou às feiras medievais, apetece-me comprar a minha beloved revista Vogue. Mais uma vez, foi o que fiz! Cheguei ao quiosque e peguei na revista, levei para pagar e como ñunca quero as ofertas, pedi à menina para me tirar a revista do saco. Pousei os €3,50 na banca e fui procurar a N'Style, que também compro sempre. Porém, não a encontrei. Quando ia a sair da loja, a senhora diz-me que ainda não tinha pago e o dinheiro tinha desaparecido.

Apetecia-me espernear, mandar vir, esganar a mulher, pois apesar de não ser muito dinheiro, eu pousei-o lá, logo, paguei a revista. Acabei por pagar €3,50, de novo, porque se me enervasse lá na loja, não ia ser bonito de se ver. Já me conheço, a partir do momento em que fincasse o pé, não voltaria atrás e ia ter ali conflito para umas horinhas. Paguei (contrariada) para não estragar a minha tarde, mas saí de lá a arder em febre e em revolta. Bem sei que não é nenhuma fortuna, mas detesto estas injustiças. A revista custa €3,50 e não 7€. Para acalmar os nervos fui dar um giro pela feira e descobri uma preciosidade que me deixou logo mais relaxadinha.  Vi uma saia comprida, até aos pés, em tecido vindo da Índia (já sabem que os tecidos indianos são uma perdição). Linda, linda, linda! Não tive como resistir... Faço questão de vos mostrar fotos, assim que ande mais virada para a fotografia.

Depois da tempestade, sempre veio a bonança! Beijocas e aproveitem o restinho de fim-de-semana,

A Menina dos Óculos

Friday, 23 July 2010

News

Tenho-me dedicado, nos últimos tempos, à preguiça, à preguiça, à preguiça e... Ah! Também à leitura, ao relax, às compras, à praia e a pensar no meu futuro.

Comecemos pelas compras... tenho tantas novidades! Não tenho fotografias de tudo e a malvada da preguiça impede-me de pegar na máquina fotográfica - só para terem noção do estado de preguicite aguda em que me encontro!

Passei o fim-de-semana por terras de Nuestros Hermanos, o que me rendeu umas belas comprinhas... Deixei ficar uns botins pretos e dourados da Üterque, mas que ainda me torturam constantemente. Os lindões aparecem-me em sonhos só para me atormentar! Vou ter de os procurar cá, com sorte encontro-os! A Bimba e Lola já estava muito escolhida... De resto, a Massimo Dutti e a  H&M fizeram as minhas delícias. Foram dois coletes de corte masculino e com detalhes femininos, mais um boyfriend blaser (já tenho vários de várias cores, mas este tem gola estilo smoking e achei esse pormenor do mais pintarolas que há!), um vestido, um babydoll (o que eu adoro lingerie), acessórios, T-shirts, etc. etc. etc. Estive no paraíso, basicamente! :)

Por cá, também se tem feito comprinhas, mais sapatos e sandálias que outras coisas... Tenho de confessar que este ano, os sapatos estão mais bonitos do que eu me podia lembrar em anos anteriores! E eu tenho a dizer que acho muito mal! Como raios podemos resistir, se a cada ano que passa, as marcas se esmeram mais?!?! Bem, deixo uma dica de uma marca de sandálias que amo de paixão e que, se calhar, nem todos conhecem. É uma marca italiana, Ovyé, by Cristina Lucchi. Há duas semanas, não resisti e comprei dois pares de sandálias da marca, de uma vez... Consultem o link e vão ver que se apaixonam!

Além de moda e artes, já é de conhecimento público a minha paixão por cosmética, certo?!:) Pois muito bem, Bubbly Buddies, a Chanel tinha lançado na colecção de Primavera, o verniz Orange Fizz, mas ainda não me tinha convencido a usá-lo naquela estação. Pois o Verão chegou, cedi a comprá-lo para experimentar e sou hoje uma mulher convertidíssima! É lindo, fabuloso, fantástico e, como sabem, o laranja é uma das cores tendência das estações quentes este ano (pelo menos, no que toca a verniz!), por isso, este é definitivamente um Must Have, BB! Algo que comprei, mas ainda não experimentei, foi o Chanel Beauté des Ongles, Laque Brillance Extrême, que é um tipo de verniz para fazer a cobertura final das unhas e dar aquele brilhozinho às unhas de que tanto gostamos, e que as faz parecer made out of plastic! Não posso é dar um feedback preciso, porque ainda não experimentei - acho que vai ser hoje o dia!



Mudando de tópico, quanto à preguiça, tem sido tanta, que embora já tenha escrito há séculos a carta de apresentação para enviar para os jornais e revistas, ainda não enviei nada... Acho que decidi presentear-me com um tempinho sem dead lines e a verdade é que tenho aproveitado para me inspirar, o que até tem sido positivo. A leitura tem ajudado imenso nesse aspecto. Porém, está na hora de pôr mãos à obra e começar a mexer os cordelinhos, até porque apesar de achar que já merecia um descanso, a verdade é que tenho saudades de escrever os meus textos e a pacatez de uma vidinha sem nada para fazer, não tem muito a ver comigo, i.e., chego a um ponto em que me canso de ter uma vidinha tão sossegada e tranquilinha que mais parece a vida aborrecida de uma cigarra (como a da fábula!). Acho que no fundo, gosto muito dos meus momentos de relax, mas sou mais formiga, do que cigarra!

Em termos profissionais, não se assustem, mas há uma possibilidade remota (penso) de emigrar! Não sei como reagiria a isso, ainda, até porque não há nada concreto e porque sempre achei que iria ficar por cá, Porto ou Viana, quem sabe Lisboa! Já tinha pensado na possibilidade de ir para fora, mas desta vez, a hipótese pode vir a ser mais real... ou não! Ainda não sei! A ir, seria para Bruxelas, onde poderá haver uma proposta aliciante e diferente de tudo o que já fiz, porém, a concretizar-se, conto depois na hora H. Por enquanto, são só possibilidades e não gosto de fazer planos com base em possibilidades que acho serem pouco prováveis. No entanto, não consigo não ter um brilhozinho nos olhos quando imagino na aventura que seria... Vamos ver, vamos ver...

Por hoje, é tudo... Beijocas grandes,

A Menina dos Óculos

Friday, 4 June 2010

Night out



Isto de ser mulher e sair à noite tem muito que se lhe diga! Acham que é fácil?! Nada disso! Até porque ninguém quer sair que nem um camaféu, insossinha e sem graça. Eu detesto isso nas pessoas e já aqui o expressei antes. Enerva-me as pessoas que só usam básicos e que têm medo da cor, da moda, da criatividade, da mistura. Claro que tudo deve ter o peso e a medida certos, nada de exageros. De qualquer forma, há pessoas que quando chegam a um determinado local parece que trazem um brilho especial ao local (não se trata de dar nas vistas, mas de abrilhantar a noite com a sua presença, com a sua atitude, com a sua maneira de ser e claro, com o seu outfit fabuloso, com classe e verdadeiramente fashionable).

Hoje é a inauguração do "Clube do Cais" cá em Viana. Eu e o Bubbly Boyfriend vamos com uns amigos nossos e, enquanto estava aqui a analisar potenciais outfits, penteados e acessórios, lembrei-me que ser mulher implica mesmo ser muito boa em muita coisa! E a verdade é que nós não fazemos por menos... Eu, pessoalmente, acho que tenho de estar sempre deslumbrante e vestida de acordo com a ocasião e o contexto seja para o que for: casamento do amigo Y, inauguração de X espaço, ida para o trabalho, etc etc etc.

Uma vez que é um assunto de que gosto, acaba por não ser um sacrifício, tiro prazer da experimentação, da mistura, do trabalho de criatividade e de pesquisa (coisas de fashionistas... lol!) que isso implica! Porém, nem todas as mulheres são assim. E para essas, que conseguem óptimos resultados, apesar de não gostarem tanto das trabalheiras e sacrifícios (como por exemplo, considerar bem o outfit, pensar a maquilhagem cautelosamente e usar high heels até às 6 da manhã) que uma saída à noite à noite implica, tiro o meu chapéu!:) Ser mulher é difícil, mas cá entre nós, eu adoooooroooo!

Beijocas boas e divirtam-se! It's Friday night, girls!

A Menina dos Óculos

Tuesday, 6 April 2010

Alguém me segure...

(imagem retirada do site do criador)

...porque eu estou com vontade de esfarrapar dinheiro, como se não houvesse amanhã, na colecção Primavera/Verão do Luís Buchinho. Já decidi que vou comprar um dos vestidos. Em relação aos outros, estou determinadíssima a fazer um esforço de contenção para não me desgraçar. Logo que tenha fotos do menino, partilho! Como nem sequer tem na página do criador, não posso colocar aqui fotografia. Além disso, tenciono levá-lo a um casamento, pelo que gostava que fosse surpreeeesa!:P

Passem pelo site do criador e confirmem vocês mesmos se a colecção não está super criativa e arrojada (sem ser pindérica, claro)!

Kiss grande BB,

A Menina dos Óculos

Sunday, 28 March 2010

News from Vigo

Hi BB! How's your sunday?!

Quanto a mim, podem ficar descansadinhas, que não cometi nenhum loucura em Vigo, até porque quando chegámos lá, já era tarde e tivemos uma grande surpresa, que me desviou a atenção das lojas.

Quanto a compras, resumiram-se a uns boyfriend shorts e a uns flats de padrão floral e inspiração vintage, tudo da H&M. Além disso, fiquei com uma bolsa rosa velho da Bimba & Lola, de design inspirado na  mítica Chanel 2.55, encravadinha, mas quando voltámos para trás, a loja já estava fechada - fica para a próxima visita a Vigo. Comprei também um colar, quando nos distraímos e desviámos da zona de lojas, dirigindo-nos para uma feira medieval. Já na dita feira, apaixonei-me por esse colar, muito simples, mas com umas cores que apelaram aos meus sentidos.

Bubbly Buddies, tenho a dizer que aquilo mais parecia as Feiras Novas, tal era o número de pessoas e a disponibilidade das pessoas para consumir bebidas alcoólicas. As únicas diferenças consistiram no facto de as pessoas estarem a usar trajes medievais e de a festa ter acabado por volta das 23 horas (hora de Espanha). Ainda houve tempo para o meu namorado encontrar por lá um amigo que nos deu umas dicas preciosas para a noite. Lá fomos nós, noite de Espanha. Tirando o facto de, segundo o meu boyfriend, 90% das pessoas de lá poderem beneficiar imenso da contratação de uma fashion adviser e de um personal trainer, divertimo-nos imenso. ´

Ah! Quase me esquecia, durante a minha incursão nas lojas, recebi uma mensagem que me deixou radiante, a avisar que, ainda no mês de Abril, as minhas Classic Tall Grey UGG Australia Boots vão chegar. No caso, já estava desde Dezembro à procura das cinzentas, mas o modelo que eu queria não havia em cinza no El Corte, pelo que fiquei à espera que uma amiga minha mas trouxesse de Londres, uma vez que ela agora mora lá. Em Abril, chegam as minhas meninas...:D Já não vai estar muito frio, não, mas as UGG não são botas de estação (embora não considere usá-las no Verão). Fica, já agora, o agradecimento à minha amiga Vânia.:) Brigaaaadaaaaa!!

Deixo-vos com os fotos da black DKNY shopper que comprei durante a semana, das UGG e das compras de Vigo. Não coloco as restantes fotos das compras das últimas semanas, porque não tarda, o meu blogue passa a ser só publicitário.:) Deixo-vos estas dicas de compras e asseguro o compromisso de vos manter informadas de algumas das minhas bubbly shopping sessions. Parece-vos bem?:)

Ah! Uma dica de última hora que me lembrei agora, podem encontrar aqueles relógios dourados Casio ou Timex, de inspiração Retro, muito acessíveis (cerca de 9 libras, sem portes) no UK EBay. Andei a pesquisar, entretanto, (e pus o meu boyfriend a ajudar-me na tarefa, não fosse escapar algum negócio à Menina dos Óculos, até porque quero um, mas não quero pagar mais que 25euros por ele) e é onde se encontra preços mais em conta.:P Quem é amiga, quem é??!?!?

Fiquem com uma música que também faz parte da banda sonora da minha vida, como muitas outras. Porém, esta é daquelas que tem sido constante e que pode facilmente ser associada a mim, de tão bubbly que são a melodia e a voz da Regina Spektor!


Beijinhos muita muita grandes para todos,


A Menina dos Óculos 

Tuesday, 16 March 2010

knee socks addict


Uma vez que já aqui tinha falado em knee socks anteriormente e visto que sou uma super fã viciadíssima, resolvi deixar aqui uma sugestão de uso. De certa forma, estou também a aceder ao pedido de algumas bubbly buddies de colocar aqui fotos de possíveis outfits, no caso com as sobejamente famosas e super trendy 'knee socks'.

Eu uso-as praticamente com tudo: calções (de vários tipos), vestidos e saias acima do joelho (de balão ou mais justas), knee boots, ankle boots, sandals, pumps, peep toes, flats, high heels, and so on... Admito que ainda não experimentei com stilettos, porque neste momento esses estão, confesso, arrumados numa das sapateiras.

Ficam também a conhecer melhor a cara da Menina dos Óculos. Uso quase sempre óculos graduados ou de sol, uma vez que sou viciada neles (não é só nickname, é facto mesmo). Gosto de óculos de sol de quase todos os feitios e tamanhos (embora dê sempre preferência aos enormes, estilo diva de Hollywood) por isso, também aqui, apareço com eles. De qualquer forma, fui abençoada com o facto de ter uma cara larga e, para quem entende do assunto, estas são as melhores caras para quem gosta de óculos. Ficam-me quase todos bem, modéstia à parte.

Espero que gostem!

leather jacket - Massimo Dutti
shoulder bag - Adolfo Dominguez
plaid shorts and blue baggy sweater- given by mum
flats - Zara
blue knee socks - Calzedonia
brown tights - Calzedonia

Beijinhos,

A Menina dos Óculos



Saturday, 13 March 2010

surprise, here i come.........

Bem, passei pelo blogue só para me despedir dos/as meus/minhas bubbly buddies. Na segunda-feira já devo conseguir actualizar o blogue!

Entretanto, tenho de ir fazer a minha mala (confirmem só no fundo do post que horas são neste momento e passem-se com a minha maluquice) que, como de costume, só faço em cima da hora. Desta vez é mais difícil, porque literalmente não sei para onde vou, nem o que vestir.

Porém, pelo que consegui espremer do meu namoradinho, não vale a pena levar high-heel shoes; posso ficar-me por uns flats e por roupa menos posh e mais casual. Não sei, não, mas calculo que me espere um destino deste género, algures no interior de Portugal. A ver vamos...


kiss and enjoy a totally bubbly weekend!

A Menina dos Óculos

P.S.: A próxima crónica do 24 Horas já sai na próxima segunda-feira!:D

Monday, 18 January 2010

Não temos remédio...

Há alguns anos atrás escrevi uma crónica sobre as mulheres, a moda e sobre o modo como as mulheres analisam o sentido de moda e o estilo das outras mulheres. Daqui surgiram expressões que se tornaram icónicas no meu núcleo de amizades e que passaram a fazer parte do nosso "dicionário coloquial". "Dias Borbulha" ou "Inspectoras de Guarda-Roupa" são exemplos disso! Uma vez que continua actual, decidi trancrevê-la e partilhar convosco, até porque continua a ser uma das minhas crónicas favoritas!



Não temos remédio

Actualmente, a moda tem um papel cada vez mais importante na vida da mulher (bem como na do homem). O estilo que adoptamos, a escolha de cada peça de roupa e acessórios que vão preencher o nosso look, irão definir a nossa imagem perante os outros e perante a sociedade em geral. Até aqui, nada de novo; apenas factos adquiridos.
Apesar de ter vivido vários anos no Porto, uma cidade em que as pessoas quase não têm tempo para olhar umas para as outras, neste momento voltei à minha terra natal, uma cidade simpática, mas pequena, em que todas as pessoas se conhecem. Aqui, parte das pessoas da minha idade veste-se de forma cinzenta e pouco glamorosa, tentando apenas passar despercebida. Pelo contrário, eu sou apologista de que a roupa não nos deve tornar clones dos nossos próximos; deve, sim, complementar a nossa identidade e a nossa personalidade. Sendo assim, sou coerente com a minha forma de pensar e tenho um estilo próprio, uma mistura daquilo que genuinamente gosto com as tendências de moda que me atraem. Conclusão: no meio de tantos anónimos, eu quase me sinto uma celebridade. Pergunto-me: “Serei apenas eu que me sinto despida pelos olhares das outras colegas mulheres cada vez que saio à rua?”.
Nunca se sentiram tão abafadas pelos olhares de algumas mulheres, que pensaram: “Será que rasguei o collant?” ou “Não acredito que deixei cinquenta euros no cabeleireiro e já estraguei a banana!”, mesmo se demoraram horas a arranjar-se e podiam apostar que o vestido da Colcci que compraram na semana passada lhes cai na perfeição? Muitas vezes, alguns olhares são suficientes para instalar a insegurança nas nossas cabecinhas...Tendo isto como base, podemos constatar e assumir, finalmente, que o que os homens dizem “As mulheres vestem-se para as mulheres e não para os homens” não é mera especulação; é a mais pura verdade e parece-me desnecessário tentar refutá-lo.
Actualmente, cheguei àquele ponto da minha vida em que os olhares, bem como a inspecção minuciosa que algumas pessoas parecem fazer àquilo que trago vestido, passaram a ser um objecto de reflexão e há aqui dois pontos de vista que temos que considerar.
Por um lado, se nos sentirmos confiantes, podemos tomar a forma como somos examinadas por algumas mulheres, como um elogio... Porém, o pior acontece quando acordamos num daqueles dias horríveis em que já recorremos aos milagres de uma boa base, já colocámos uma das nossas melhores toilets e mesmo assim, por mais perfeitas que estejamos, olhamo-nos ao espelho e sentimo-nos um trapo. Costumo chamar a estes dias “Dias Borbulha”, porque são os dias em que me sinto deprimida, amarela e em que não há Gucci que me faça sentir confortável e que me pareça adequado à ocasião. Os "Dias Borbulha" acontecem quando menos esperamos, nas piores ocasiões e são tão inconvenientes como as próprias borbulhas.
Não é muito agradável, como já devem ter sentido na pele, sentirmos os olhares ajuizadores das nossas companheiras num "Dia Borbulha"; sentirmos aquela sensação constrangedora de que “já não chega ter acordado com estas trombas, o meu namorado ter acabado comigo, ainda tenho que passar por esta inspecção? Se ao menos aquela pacóvia tivesse algum sentido estético...” Enfim, não aconselho “Dias Borbulha”!!
No entanto, não deixa de ser curioso que hoje, quando me apercebi do olhar que uma típica “Inspectora de Guarda-Roupa” me lançou, estava precisamente a olhar para ela e a pensar “Seria possível combinar duas peças de roupa de forma pior?! Que horror! Não vestia aquilo nem com uma corda ao pescoço!”.
Afinal, nós não temos mesmo remédio!
A Menina dos Óculos