Showing posts with label escrita. Show all posts
Showing posts with label escrita. Show all posts

Wednesday, 23 January 2013

ano novo, prioridades novas...

Oi Gente Gira,

Num dos últimos posts que fiz aqui no blogue, alertei-vos para algumas novidades na minha vida, mas depois acabei por não as revelar. Por isso, cá vai:

Estou desde meados de Outubro a colaborar com um jornal Português publicado aqui em Londres, o Hora H. Tenho uma coluna minha no jornal, onde escrevo como A Menina dos Óculos. A minha coluna é basicamente o cantinho mais odiado dos homens aqui de Londres, mas enfim, vocês já sabem do que a casa gasta, não é? Além da minha coluna, irei brevemente colaborar no jornal em reportagens e entrevistas, o que será interessantíssimo em termos do meu crescimento profissional. Está a ser uma experiência muito enriquecedora e fez-me perceber que no momento em que puder abdicar do ensino, abdicarei, em prol do meu gosto pela escrita.

E, assim, tenho tido várias ideias para projectos que gostaria de concretizar, todos direccionados para a escrita e já estou a mexer os meus pauzinhos para que um dia cheguem a ser mais que um sonho. Na verdade, não sei se algum dia vão sair do baú das ideias, mas só pelo facto de me sentir capaz de os acalentar, já me sinto muito feliz. Até que me batam com a porta na cara umas 200 vezes, não vejo motivos para desistir.

Bem, e estas são as novidades por agora. No meio dos meus escritos, espero poder compensar todos os que chegaram um dia a ter um lugar especial na sua lista de leituras diárias para o meu blogue, dando-lhe a atenção que ele merece e que vocês esperam.

Um beijinho muito especial para todos,

A Menina dos Óculos

Sim, está a nevar em Londres! 

Friday, 23 July 2010

News

Tenho-me dedicado, nos últimos tempos, à preguiça, à preguiça, à preguiça e... Ah! Também à leitura, ao relax, às compras, à praia e a pensar no meu futuro.

Comecemos pelas compras... tenho tantas novidades! Não tenho fotografias de tudo e a malvada da preguiça impede-me de pegar na máquina fotográfica - só para terem noção do estado de preguicite aguda em que me encontro!

Passei o fim-de-semana por terras de Nuestros Hermanos, o que me rendeu umas belas comprinhas... Deixei ficar uns botins pretos e dourados da Üterque, mas que ainda me torturam constantemente. Os lindões aparecem-me em sonhos só para me atormentar! Vou ter de os procurar cá, com sorte encontro-os! A Bimba e Lola já estava muito escolhida... De resto, a Massimo Dutti e a  H&M fizeram as minhas delícias. Foram dois coletes de corte masculino e com detalhes femininos, mais um boyfriend blaser (já tenho vários de várias cores, mas este tem gola estilo smoking e achei esse pormenor do mais pintarolas que há!), um vestido, um babydoll (o que eu adoro lingerie), acessórios, T-shirts, etc. etc. etc. Estive no paraíso, basicamente! :)

Por cá, também se tem feito comprinhas, mais sapatos e sandálias que outras coisas... Tenho de confessar que este ano, os sapatos estão mais bonitos do que eu me podia lembrar em anos anteriores! E eu tenho a dizer que acho muito mal! Como raios podemos resistir, se a cada ano que passa, as marcas se esmeram mais?!?! Bem, deixo uma dica de uma marca de sandálias que amo de paixão e que, se calhar, nem todos conhecem. É uma marca italiana, Ovyé, by Cristina Lucchi. Há duas semanas, não resisti e comprei dois pares de sandálias da marca, de uma vez... Consultem o link e vão ver que se apaixonam!

Além de moda e artes, já é de conhecimento público a minha paixão por cosmética, certo?!:) Pois muito bem, Bubbly Buddies, a Chanel tinha lançado na colecção de Primavera, o verniz Orange Fizz, mas ainda não me tinha convencido a usá-lo naquela estação. Pois o Verão chegou, cedi a comprá-lo para experimentar e sou hoje uma mulher convertidíssima! É lindo, fabuloso, fantástico e, como sabem, o laranja é uma das cores tendência das estações quentes este ano (pelo menos, no que toca a verniz!), por isso, este é definitivamente um Must Have, BB! Algo que comprei, mas ainda não experimentei, foi o Chanel Beauté des Ongles, Laque Brillance Extrême, que é um tipo de verniz para fazer a cobertura final das unhas e dar aquele brilhozinho às unhas de que tanto gostamos, e que as faz parecer made out of plastic! Não posso é dar um feedback preciso, porque ainda não experimentei - acho que vai ser hoje o dia!



Mudando de tópico, quanto à preguiça, tem sido tanta, que embora já tenha escrito há séculos a carta de apresentação para enviar para os jornais e revistas, ainda não enviei nada... Acho que decidi presentear-me com um tempinho sem dead lines e a verdade é que tenho aproveitado para me inspirar, o que até tem sido positivo. A leitura tem ajudado imenso nesse aspecto. Porém, está na hora de pôr mãos à obra e começar a mexer os cordelinhos, até porque apesar de achar que já merecia um descanso, a verdade é que tenho saudades de escrever os meus textos e a pacatez de uma vidinha sem nada para fazer, não tem muito a ver comigo, i.e., chego a um ponto em que me canso de ter uma vidinha tão sossegada e tranquilinha que mais parece a vida aborrecida de uma cigarra (como a da fábula!). Acho que no fundo, gosto muito dos meus momentos de relax, mas sou mais formiga, do que cigarra!

Em termos profissionais, não se assustem, mas há uma possibilidade remota (penso) de emigrar! Não sei como reagiria a isso, ainda, até porque não há nada concreto e porque sempre achei que iria ficar por cá, Porto ou Viana, quem sabe Lisboa! Já tinha pensado na possibilidade de ir para fora, mas desta vez, a hipótese pode vir a ser mais real... ou não! Ainda não sei! A ir, seria para Bruxelas, onde poderá haver uma proposta aliciante e diferente de tudo o que já fiz, porém, a concretizar-se, conto depois na hora H. Por enquanto, são só possibilidades e não gosto de fazer planos com base em possibilidades que acho serem pouco prováveis. No entanto, não consigo não ter um brilhozinho nos olhos quando imagino na aventura que seria... Vamos ver, vamos ver...

Por hoje, é tudo... Beijocas grandes,

A Menina dos Óculos

Monday, 28 June 2010

O Adeus ao "24 Horas"

Hoje saiu a minha última crónica no 24 Horas. Fui comprar o jornal e não pude deixar de me sentir triste pelo facto de ter sido a última vez que vi a minha coluna rosa bebé no jornal. Andei o dia todo com o jornal debaixo do braço, como que para me habituar que esta passará a ser uma fase do meu passado. Não poderia deixar de agradecer uma última vez ao responsável pelo convite para colaborar com o jornal: "Obrigada por tudo, pelo apoio constante, pela força, pela paciência! Sei que esta notícia foi triste e inesperada para ti, mas, com certeza, o futuro já te reservou uma surpresa, digna do teu talento e do teu esforço e empenho estes anos todos, e que irá compensar este tropeçãozinho no teu percurso! Obrigada por me relembrares que não poderia viver e ser feliz sem escrever!"

De facto, esta foi a oportunidade e o incentivo que eu precisava para me relembrar que adoro escrever, que o meu sonho de infância ainda faz sentido e que, muitas vezes, é na infância que sabemos, espontaneamente, sem ter de pensar muito sobre o assunto, o que nos faz, realmente, felizes.

Quando era pequenina e me perguntavam o que eu queria ser, dizia sempre prontamente: "Quero ser professora de Português e Inglês e quero ser escritora nos tempos livres" - vá, há que me dar um desconto, porque, com 8 anos, desconhecia o termo "cronista". Dizia isto com imensa naturalidade, porque reconhecia a alegria trazida para a minha vida por gestos tão simples como pegar numa caneta e esboçar as minhas opiniões, desenhar as histórias que percorriam a minha imaginação com palavras, vírgulas, parágrafos e pontos finais.

Esta experiência mostrou-me que escrever não era só um hobbie! Lembrei-me porque gostava tanto de escrever quando era pequena e o prazer que sentia quando a professora da primária lia em voz alta os meus textos caligraficamente perfeitos e carregados de adjectivos expressivos, para melhor transmitir as minhas ideias e descrever o meu mundinho imaginário. Já não posso escrever para a gaveta e por isso sei que tenho um blogue, este blogue, onde continuarei a escrever.

Não desisti de escrever, nem de publicar, por isso vou continuar a tentar, sem grandes expectativas e logo que haja novidades, se as houver algum dia, serão vocês os primeiros a saber.

Obrigada por tudo até agora,

A Menina dos Óculos

Monday, 17 May 2010

It turns me on... (2)


Que eu saiba, este menino ainda não chegou às nossas perfumarias, mas deve estar mesmo mesmo mesmo a chegar. Vai uma aposta que depois do Particulière, da colecção de Primavera, o Nouvelle Vague vai ser a tendência de Verão em nail polishes?! Dêem um olhinho à colecção de maquilhagem Chanel Summer 2010 e deliciem-se...

Beijinhos,

A Menina dos Óculos

P.S.: Amanhã sai a minha crónica no 24 Horas acerca do tema: "Mulheres Desesperadas". Se lerem, aproveitem para dar a vossa opinião.


Tuesday, 11 May 2010

too much for a bubbly girl

Estou cansadíssima, Bubbly Buddies! A semana passada e esta têm sido muito desgastantes em termos de trabalho, por isso não tenho estado tão solícita neste blogue como é habitual. Porém, prometo novidades ainda esta semana:  crónicas e/ou bubbly shopping news, boa?!

Peço desculpa pelos atrasos nas respostas e por não estar a conseguir acompanhar os blogues que tanto gosto de seguir, mas não está fácil.

Deixo uma musiquinha antiga para ouvirem enquanto não volto com a força toda, Blur, Girls & Boys!


Beijinhos enormes para todos,

A Menina dos Óculos

P.S.: A crónica de 4ª feira do 24 Horas vai ser sobre "Inseguranças".

Wednesday, 5 May 2010

Audrey & Me


Moon River

Ontem, a Pezinhos de Lã, uma amiga que fiquei a conhecer através deste blogue, disse-me, em conversa comigo acerca das músicas que associávamos uma à outra, que esta a fazia lembrar-se de mim! Fiquei babada e enternecida... Adoro a Audrey Hepburn desde sempre, e neste filme (Breakfast at Tiffany's), para o qual foi gravada esta música, temos aquela cena em que a Audrey veste aquele vestido de sonho preto e olha, com o mesmo olhar que eu, a montra da Tiffany & Co (é uma das minhas cenas preferidas de todos os tempos). Achei que deveria partilhar com os meus queridos Bubbly Buddies esta música, em jeito de homenagem a uma das mulheres mais talentosas, elegantes, lindas e generosas de que alguma vez se ouviu falar. Obrigada, Pezinhos!

Beijinhos, BB,

A Menina dos Óculos


P.S.: Amanhã a crónica do 24 Horas vai falar de Blind Dates.:)

Monday, 19 April 2010

stress + stress = rugas a dobrar

Este terceiro período está a ser mais stressante do que eu teria imaginado durante as férias da Páscoa. Tenho tido dores de cabeça a triplicar e ainda não me adaptei ao ritmo de vida que costumo ter em época de trabalho.



O calor, por seu lado, também não ajuda, uma vez que propicia a preguiça e estimula algo a que gosto de chamar de "Síndrome-Quero-Ficar-Na-Cama-O-Dia-Todo-Sem-Preocupações-Chatices-E-Dores-De-Cabeça". Para terem noção, tenho a impressão que sou obrigada a fazer um esforço imenso só para me levantar de uma cadeira e demoro o dobro do tempo para executar algo tão simples como isso, agora que o calor tomou conta do tempo. O mais estranho é que eu até gosto de calor... Não percebo o que se anda a passar comigo. Sinto-me uma daquelas personagens dos jogos de consola, quando ficam com a barra da "estamina" em zero (ou quase)...

Alguém está comigo nesta onda de preguiça?! Ou andam todos cheios de energia?!:) lol!

kiss grande,

A Menina dos Óculos

P.S.: Amanhã (3ª feira) sai a primeira parte da crónica acerca da amizade entre homens e mulheres, no 24 Horas.:)

Sunday, 4 April 2010

Feliz Páscoa


Olá de novo, BB!:) Antes de mais nada, tenho de vos desejar uma Páscoa muito muito feliz! A minha começou muito bem, mas desconfio que logo, ao final da tarde, já não vou caber nas  34 e não vai sobrar barriga lisinha para contar a história.

Os últimos dias foram riquíssimos em termos de material para as minha crónicas e para o blogue, em geral. Graças aos amigos Zé e suas partners [ler "partenérs"]! Em duas palavras: FAN   TÁSTICO! Se já estava com ideias, agora, a minha cabecinha não pára de borbulhar com os novos temas resultantes destes dias. Posso dizer que o meu caderninho de notas chegou a Viana com cerca de 5 páginas cheias, só com tópicos a desenvolver.

Quanto a comprinhas, que já sei que algumas de vocês se estão a perguntar, fiz algumas, sim! Não me consegui conter, mas também não cometi loucuras. Do que comprei (peças de roupa que já queria há algum tempo, mas ainda não tinha encontrado as cores e cortes que procurava), penso que o que será mais giro para vos mostrar, é uma black and white clutch, da OLD & NEW, em tecido inspirado em papel de jornal, com notícias sobre... CÃES! Eu mostro-vos a foto depois. Hoje é dia de Páscoa e não estou com espírito para descarregar fotos e estar com esses trabalhos!:)

Ficam as novidades!:)

Para o pessoal fixe do Porto, fica a expressão memorável: "Ghoooooost Buuuuuuuusters" (assunto acerca do qual dedicarei um post inteirinho, brevemente).

Beijinhos grandes,

A Menina dos Óculos

Wednesday, 31 March 2010

Some kind of wonderful

It's raining cats and dogs! Eu estou na cama, de pijama, quentinha, com as cadelas (Nina Maria e Lunika) sempre por perto e a ressonar como se não houvesse amanhã. A minha sessão de lipo não-invasiva era hoje, mas desmarquei e marquei para a próxima semana, porque já estava atrasada para ir e o tempo, honestamente, não está nada convidativo.

Mudando de assunto drasticamente, dei por mim, há pouco, a fazer um balanço da minha vida neste momento. Sinto-me tão feliz com o que consegui até ao momento, na minha vida. Sinto-me grata pelas amizades fortes que construí, grata pelas pessoas fantásticas que me rodeiam, grata pelas oportunidades no mundo de trabalho e desafios que surgiram na minha vida, e que consegui superar, com força, dignidade e mérito. Sinto que, neste momento, nada poderia ser mais perfeito, pois estou a concretizar todos os sonhos que idealizei quando ainda era uma menininha pequena.

Posso dizer que era uma menina diferente do que seria de esperar. Sempre fui a menina mais feminina do grupinho de amigos e das turmas em que estive. Inicialmente, quando ainda estava no Jardim de Infância (era um colégio privado horroroso que, supostamente, só era frequentado pela "elite" da cidade. O meu pai achava que a educação se prendia com frequentar os melhores colégios privados, i.e.,os mais caros). A minha mãe, ao contrário, defendia que uma boa educação consistia em conviver com todo o tipo de pessoas, de todas as cores, estatutos sociais e religiões, e saber lidar com isso, aprender com essa relação. No final dos anos de Jardim de Infãncia, onde nunca fui feliz, porque eu não era a típica menina normal, fui para a escola pública. A minha mãe tinha fincado o pé cá em casa e venceu a batalha contra os ideais conservadores do meu pai.

Provavelmente, estão a perguntar-se porque é que eu não era uma menina igual às outras, certo?! É simples, era super feminina, já adorava roupa, vestia-me sempre como uma princesa (a minha madrinha é, provavelmente, a melhor modista da cidade, e desde pequena, segui, sem saber, as tendências à risca), mas ao mesmo tempo era criativa e não me dava muito bem com as meninas. Achava-as totós e não entendia por que raios elas só queriam brincar com bonecas o dia todo (eu também brincava com bonecas, mas gostava de diversificar as brincadeiras), quando havia colagens para fazer, puzzles para resolver, jogos de cubos para fazer, livros para ver (costumava ficar horas na biblioteca do infantário, sozinha, a olhar para as imagens dos livros, cujas imagens já tinha memorizado há meses, e a 'fazer força' mentalmente para conseguir ler as palavras. Eu acreditava que ler era uma questão de fazer força mental - coitadinha de mim, achava sempre que não me estava a esforçar o suficiente, porque as letras não se juntavam e eu não conseguia ler o que lá estava, então, fazia ainda mais força)... Assim, só muito raramente brincava com as meninas. Não nos entendíamos. O meu melhor amigo era um menino, que ainda hoje passa por mim na rua, mas não se lembra de mim. Era engraçado, porque me punham de castigo várias vezes (sem ter feito nada que merecesse castigo) e ele aprontava sempre alguma, propositadamente, para poder ir para  o castigo comigo, e não me deixar sozinha. Era um querido, um amigo  à séria. No geral, eu era a menina de vestidinho, sapatinho de verniz e bolsa, que brincava com os meninos. Isto está, provavelmente, relacionado com o facto de, na altura, passar imenso tempo com o meu avô (que saudades dele...) e com o meu irmão mais velho. Com eles, as brincadeiras eram sempre variadas e envolviam jogos, livros, teatro de fantoches e puzzles.  Isto não era lá muito bem visto, como podem entender. A educadora devia achar que eu era um "ser estranho" e não perspectivava a minha diferença e necessidade de ser expansiva e libertar a minha criatividade, com bons olhos.

No ano seguinte, fui para a escola primária pública, ainda com 5 anos. Foi com esta idade que conheci a minha melhor amiga, a minha alma gémea no feminino. A ela, faço aqui uma grande homenagem, por todos estes anos juntas, por todo o companheirismo e por me ter ensinado que podemos ser diferentes e, mesmo assim, felizes. E juntas, somos muito felizes. Gargalhamos, sorrimos e, mesmo quando choramos, custa menos chorar com ela, que chorar sozinha. Tem sido o meu alicerce desde os 5 anos e é a irmã que nunca tive. Quando penso em todos os momentos em que nos apoiámos, em tudo pelo que passámos juntas, é impossível não sorrir. Para ti, já sabes que és o amor da minha vida no feminino. Adoro-te! Algum dia tinha de ficar aqui o registo - é impossível falar de mim, sem falar de ti.

Foi também nessa altura que conheci uma pessoa que reencontraria anos mais tarde, e que se tornaria uma influência importantíssima na minha vida. Falo-vos da Cat, que é presença regular e habitual aqui no blogue. Ela era a menina mais esperta da turma da primária e a minha companheira de carteira. Era fabulosa, já na altura. Eu achava que ela era muito adulta, de tal forma era sensata. Continua igual, actualmente, nesse ponto. É o meu chão firme, o meu porto seguro. Obrigada por tudo. Sabes que tens sido importante na minha vida e que o teu apoio tem imenso valor para mim. Quando és tu que dizes as coisas, eu sei que são verdade. Mesmo que me digas que amanhã vai cair sugus do céu, se fores tu a dizer, eu vou saber que é verdade e acreditar!

No geral, foram estas algumas das relações de amizade, criadas na minha infância, que mais marcaram.

Tinha muitos sonhos quando era pequeninha. Era a miúda mais sonhadora que possam imaginar. Lembro-me de ser muito vaidosa e de ficar horas e horas a olhar para o espelho, porque sonhava ser muito bonita quando crescesse. Achava que as pessoas mudavam muito quando cresciam, em termos faciais. Para meu azar (ou sorte), fiquei igualzinha ao que era na altura. Os meus traços, já na altura muito fortes, ângulo gónico recto, olhos grandes e escuros e boca enorme e expressiva quando sorrio, permanecem os mesmos, hoje. De qualquer forma, perdoem-me a falta de modéstia (mas não sei ser mentirosa), sinto-me satisfeita com os resultados. Não me queixo. Só gostava de ser mais alta e mudava um ou outro detalhezinho no meu nariz.

Com 8 anos, já tinha mais quatro sonhos, além desse: ser professora de Português e Inglês (por influência do meu irmão, comecei a falar Inglês muito cedo), ser escritora, encontrar o meu princípe encantado e, admito, ter um closet de sonho. Já sei que estão a pensar que, para menina de 8 anos, já não pedia pouco. Quando analiso os meus sonhos de então, chego à conclusão que a vida tem sido generosa comigo. Sou professora e bem sucedida, não me considero feia, tenho um closet de que me orgulho (embora ainda não seja o meu closet de sonho, porque todas as semanas se completa mais um bocadinho), encontrei o meu príncipe encantado (neste momento acredito mesmo que sim, e isso é o mais importante), não sou escritora, mas pelo menos, publico os meus textos, o que já me deixa realizada.

Desconheço o que o futuro me reserva, mas sinto-me grata pelo que me trouxe até agora!:)

A todos os amigos que me influenciaram na infância (mesmo os que já não fazem parte da minha vida, mas, principalmente, aos que continuam comigo até hoje), deixo uma música, toda toda para vocês! Thanks u guys! LOVE!


Michael Buble, Some kind of wonderful

Beijinhos, BB


A Menina dos Óculos

Monday, 11 January 2010

Finalmente... o MEU BLOGUE!!

Olá a todos!
Não poderia começar este blogue, sem antes fazer uma breve apresentação da sua criadora! Como é possível verificar pela rápida leitura da descrição do mesmo, sou uma professora (de Língua Portuguesa e de Inglês), inseparável dos seus óculos, e uma grande amante de moda e de arte, quer seja música, pintura, escultura, teatro ou cinema! Além disso, se me pedissem para me definir em cinco adjectivos, diria: criativa, distraída(ÍSSIMA), bem humorada, crítica e (eu sei que é estranho admitir isto, mas...) tontinha (a tontice típica da Ally Macbeal)... Mais tarde, conseguirão ver até que ponto vai essa tontice!
Após uma pausa de dois anos, sem escrever nenhuma crónica e nenhum texto, digno de ostentar tal designação (sim, porque actas relativas às reuniões das escolas onde trabalho, não são, exactamente, o tipo de texto que faz os meus olhinhos - atrás dos óculos, claro - brilharem), resolvi voltar a dedicar-me a um dos meus hobbies preferidos: escrita de crónicas, escrita de textos, mini-textos, tudo o que me ajude a libertar novamente a minha veia criativa.
Cansei-me de escrever para a gaveta ou para a pasta "Crónicas e Outras Coisas" do Ambiente de Trabalho do meu PC. Assim, espero que este blog represente um escape e me permita ter um feedback de pessoas que acabam por se identificar com as minhas histórias e, até, com as minhas TONTIIIICES!
Boas leituras e bons escritos!
A Menina dos Óculos