Monday 3 March 2014

A mulher do Starbucks

Hoje cheguei aqui ao escritório (para quem é desnaturado, não lê as minhas crónicas todinhas, pelo que não sabe a que me refiro, escritório é para mim sinónimo do Starbucks de Clapham) e, visto que não tinha decidido ainda o tema da crónica, optei por parar e observar enquanto o cursor do blogger piscava ansioso para descobrir o que seria o tema de hoje.

Decidi-me por falar das mulheres que comigo partilham habitualmente o Starbucks. Algumas, como eu, já são habitués aqui do sítio. Ora então, como sou uma egocêntrica incorrigível, comecemos pelo meu grupo. Há as que como eu, trazem o portátil e escrevem sem parar, como se disso dependesse a sua vida. Somos poucas, curiosamente. Aliás, deixem-me cá espreitar quantas estamos hoje. Pois. Hoje sou só eu. Acho que fazemos todas parte do mesmo grupo - o Grupo das Bloggers. Geralmente distinguimo-nos porque nos vestimos de forma um bocadinho diferente - se hoje me vissem acho que me denunciavam à polícia da moda ou coisa que o valha. Com padrões e cores que supostamente não foram conjugadas para combinar na verdadeira acepção da palavra, de sapatos sempre um pouco mais exuberantes que a norma, somos facilmente detectáveis por cá. Depois há o nosso fundo da secretária do laptop, que corresponde invariavelmente a uma imagem de moda que atrai todos os olhares do café. Um dia destes coloco uma imagem de um tipo nu, só para ver as reacções. Acho que era de fazer isso, e filmar os olhares atrás de mim. Ia valer a pena, não era?

Depois, temos as que se sentam sempre nas poltronas perto da janela, acompanhadas de um livro, e ficam uma, duas, três horas de volta dele, alimentando-se simplesmente do seu conteúdo, enquanto eu mordo o meu classic blueberry muffin (só para daqui a uns tempos quando colocar nova foto no Facebook perceberem porque parece que engordei uns 6 kg 8 kg); sugando cada palavra do seu Charles Dickens, enquanto eu sugo cada gota do meu frappuccino  de garrafa; parando de vez em quando para olhar para a janela, enquanto eu paro para afinfar mais um naco de muffin. Este é o "Grupo das Devoradoras Românticas de Livros". Têm o hábito de vir para cá vestidas de forma muito confortável - estou para ver o dia em que vão trazer um cobertor para tapar as perninhas. Já vi alguns homens a sentar-se na poltrona da frente para tentar meter conversa com elas e tentar que elas dirijam o seu apetite voraz para outra coisa que não os livros. Porém, elas ou fingem não perceber, ou simplesmente não percebem mesmo os esforços deles para lhes chamar a atenção. Coitados, dá dó... Às vezes, também eu venho para aqui ler os meus livros, e é particularmente bom quando está a chover. Há uma poltrona em particular que faz as minhas delícias, a mais afastada da porta, e voltada de costas para toda a gente. 

Há depois as que vêm ao Starbucks a correr, o "Grupo das Cheias de Pressa", que entram, vão para a fila e olham o relógio de dois em dois minutos, enquanto estão agarradas ao iPhone a escrever, com ar de quem anda muito ocupado e já está atrasado. Costumam ter um ar muito arranjado, com o cabelo habitualmente apanhado, dentro das suas saias pencil, com as suas camisas muito aprumadas e blazer bem passado. Após serem atendidas, pegam o seu caffè latte, e abandonam o café, num passo apressado. Não há muito mais a dizer acerca delas, porque elas não param cá muito tempo. E os homens não chegam sequer a fazer eye contact, porque elas não lhes passam cartão nenhum e preferem o telemóvel.

Um grupo que hoje também está aqui (e não é muito habitual) é o "Grupo das Agarradas à Pág. de Classificados". Não sei que raios tanto elas vêem nos classificados do jornal, devem estar à procura de emprego provavelmente. Folheiam o jornal cheias de vontade e motivação e riscam, desenham balões, escrevem apontamentos, sempre de olhos apontados para o jornal. Se aquilo forem tudo empregos, e elas concorrerem a todos, vão chover oportunidades (ou não), mas admiro-lhes a força de vontade. Os homens por algum motivo optam por ignorar este grupo, não entendo bem porquê. Talvez seja porque elas têm um ar meio desesperado, agarradas ao jornal, e isso não seja muito convidativo aos olhos deles - imaginem se elas também os agarram daquela forma e nunca mais os largam? - digo eu. Além disso, são geralmente as mais discretas, sempre na delas, vestidas nas suas calças de ganga e camisola de malha num tom muito pouco apelativo. De vez em quando apanho uma ou outra a olhar para o tipo giro da mesa ao lado, mas é sempre de soslaio, e o tipo giro nunca repara.

Hoje curiosamente, isto aqui está fraco de mulheres. É mesmo só homens. Mas lá que isto é um habitat interessante de espécies variadas, lá isso é! :) 

E vocês, fariam parte de que grupo, se estivessem aqui?




Já foram visitar o meu site de moda, More than Labels?
Não? E ainda não puseram like no Facebook?
Seus desnaturados! :)
Confiram os meus últimos posts AQUI e AQUI.

Beijinhos,

A Menina dos Óculos

2 comments:

  1. Eu faria parte das que estão a ler, sem dúvida! Ou então a tricotar. Ou a devorar a Country Living.

    ReplyDelete
  2. O "Grupo das Viciadas em Tricot" nunca apanhei por acaso. Pode ser que lhe dê início, só para aumentar a diversidade da fauna por lá! :P lol! Beijinhos e obrigada por comentares, Cecília,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete

Leave a bubbly comment!