Wednesday 5 March 2014

Eu e a moda


Há mulheres que não ligam muito a roupa, que o consideram uma futilidade e que acreditam que investir muito dinheiro em roupa e acessórios não é investir de facto, mas é desperdiçar. Desde pequenina que me habituei, tanto por ver a minha mãe e avó a arranjar-se com algum cuidado, como por ter uma madrinha que era modista, a viver entre tecidos, agulhas e dedais, carteiras, tesouras de alfaiate.

Agora acredito que isso ajudou a desenvolver em mim o bichinho pela moda. Isso, e o facto de a minha mãe gostar sempre de me arranjar como se fosse uma boneca. O facto é que uso carteiras desde os 2 anos e desde cedo aprendi que uma senhora deve ter no mínimo três: uma shopper, uma carteira de porte médio e uma clutch. E eu já as tinha quando era pequena, imaginem agora!

Também foi a minha mãe que me ensinou a andar em saltos altos, e hoje continua a dizer: "Uma mulher tem de saber usar os seus saltos; se não sabe e quer usá-los tem de aprender a fazê-lo." Do ponto de vista dela, mulher que use saltos e não saiba andar neles, não pode fazê-lo, porque "fica muito feio". E o facto é que tenho de concordar que aquelas mulheres que andam em cima dos seus saltos e que quando pousam o pé no chão, estão com o joelho dobrado, não saem da imagem lá muito favorecidas. Isto não é coisa de mulher maledicente, pois nem sou de criticar as escolhas sartoriais das pessoas mais extravagantes (às vezes as escolhas aborrecidas é que me tiram mais do sério), que o próprio Mr. Bubbly é o primeiro a comentar quando vê uma e acrescenta em jeito de conselho que: "um salto mais baixo só a favorecia!" Quer isto dizer que comecei cedo na minha escalada pelos saltos, com a minha mãe na supervisão a incentivar-me constantemente a usá-los e a orientar-me nos aumentos graduais da altura do salto.

Quanto à roupa em si, bem, o facto é que eu gosto de moda, sim, mas o que adoro é mesmo a roupa, os acessórios, assim, nus e crus. Gosto dos tecidos, gosto dos materiais, gosto das combinações, gosto dos cortes diferentes, gosto do modo como a roupa transforma os nossos corpos. Acho fantástico que com um determinado tipo de roupa me sinta de certa forma, e com outro me sinta de outra completamente oposta. É por isso que digo que me visto de acordo com o meu mood, mas que a roupa também o influencia, ou seja a roupa e o modo como me sinto muitas vezes relacionam-se reciprocamente. E acredito que seja assim com mais pessoas.

Outro aspecto que adoro na roupa é que me permite ser brincalhona, e infantil às vezes. Adoro o facto de poder brincar com padrões (o meu jogo preferido) e com texturas, misturar tudo, e no fim ver o que dá. É quase como misturar uma série de ingredientes pouco prováveis, levar ao forno e ver qual o bolo que saiu de lá. É um exercício de criatividade, experiência estética e de bom gosto que aprecio, ainda que por vezes só eu é que lá veja o bom gosto, claro está. Mesmo assim, enquanto que para algumas pessoas escolher a roupa do dia pode ser um exercício rotineiro, para mim não o é. Um exemplo disso é que tenho a mania de evitar repetir conjuntos, isto é, repito as peças, mas não as combino da mesma forma, lá está, porque estou a exercer a minha criatividade, e tal como um artista (ai que sou tão modesta), que não faz a mesma pintura duas vezes, também eu não aprecio conjugar o mesmo outfit duas vezes. Não digo que não o tenha feito, mas se o fiz, já me tinha esquecido que estava a repeti-lo.

Basicamente, sei que levo com o rótulo de consumista e superficial muitas vezes, devido a este amor que nasceu comigo, foi alimentado pelas pessoas mais importantes da minha vida, e agora é sustentado por mim, mas honestamente não me importo muito com isso. É o meu vício (até agora ainda nem me fez mal à saúde), é a minha paixão, e faz-me feliz. Mesmo que nem todos percebam isso. Faz-me feliz.

Para acompanhar The Bubbly Girl in Glasses:

E se quiserem acompanhar o meu último bebé, sigam-me aqui no

Já viram os meus últimos posts por lá?
Confiram ESTE e ESTE.


Beijinhos,

A Menina dos Óculos

No comments:

Post a Comment

Leave a bubbly comment!