Monday 15 March 2010

chegueeeiiii!

Cheguei! O fim-semana foi óptimo, como seria de esperar! E adorei a surpresa, claro está. O destino foi: São Pedro do Sul, que é uma terra super simpática, em que as pessoas são do mais generoso e acolhedor que já vi!

Nós ficámos hospedados num hotel no centro da zona termal de São Pedro do Sul pelo que, ambiente mais sossegadinho do que o que vivemos era impossível! Curiosamente,à excepção de turistas, não se vê muitas pessoas jovens na rua. A maior parte das pessoas vai lá para visitar e desfrutar dos benefícios das águas termais. É giríssimo, porque nessa zona (as Termas de São Pedro do Sul) se vê, inclusivamente, o fumo do enxofre a sair das tampas de esgoto e em tudo quanto é chafariz ou fonte acontece o mesmo. O cheiro não é do mais agradável que já cheirei, mas a imagem é inesquecível.

Lá visitámos o centro de São Pedro do Sul, São Macário, a aldeia da Pena (que é a povoação pequeninha que se vê na foto acima), Oliveira de Frades e Vouzela. As pessoas no geral são diferentes, porque vivem uma tranquilidade que não é compatível com o meu estilo de vida do dia-a-dia.

Um dos episódios mais engraçados foi quando visitámos a aldeia da Pena. Lá fomos a todas as lojinhas de artesanato e numa, o meu namorado perguntou ao senhor que nos atendeu: "Quantas pessoas vivem aqui?". A resposta foi algo do género: "Bem, meu menino, efectivos, somos 8!" Ficámos os dois atónitos com a resposta, pois desconhecíamos o conceito de "habitantes efectivos".

Como devem calcular, não gastei um cêntimo em roupa, acessórios ou coisinhas dessas que fazem bem à vistinha e muito mal à nossa carteira, porque por aqueles lados não encontrei muitas lojas de roupa abertas ao fim-de-semana.

Quanto à crónica que saiu hoje no 24 Horas, foi escrita no sossego de São Pedro do Sul. Espero que tenham lido!:P A próxima sai na próxima 4ª.

Beijinhos,

A Menina dos Óculos

Beijinhos

   

4 comments:

  1. Também já estive em S. Pedro do Sul. É um sítio óptimo para descansar e nos abstrairmos do dia-a-dia. Não provaste as vouguinhas?! São algo delicioso, então quando ainda estão quentinhas...
    kiss

    ReplyDelete
  2. Olá! Sim, provei, as Vouguinhas são um dos doces tradicionais de São Pedro do Sul! Mas onde fazem bolos e pastéis deliciosos é em Vouzela! aiiiiiii! Havia de tudo: caladinhos, pastéis de Vouzela, queijadas de não sei quantos tipos! Se engordar, a culpa é daquelas pastelarias! Lol!

    Beijinhos grandes,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  3. Bolas, nunca li as tuas crónicas no 24h, enquanto me delicio a ler o teu blog lembro-me: "tenho de comprar o 24h" mas depois acabo por me esquecer...shame on me... tenho de colocar lembramça no telemovel. POr acaso não vendem a tu cronica em separado? e que o resto do jornal não me diz muito... eh eh eh eh... 8 visitantes efectivos??? as expressao so por si é caricata, mas faz-nos pensar como vivemos em caixas de fosforos, todos amontoados, enquanto ha tanto local para se viver confortavelmente...

    ReplyDelete
  4. Olá Pezinhos de Lã!

    Sim, é verdade! Aquele local é mesmo sossegadinho, não tem sequer cinquenta casas (já a contar com lojas de artesanato, taberna e habitações). Deve ter cerca de 30 edifícios... Porém, eles estão completamente isolados de tudo, para se chegar lá é preciso andar pelo monte, monte, monte, serra, montanha, uuiiiii... É complicado viver lá. Além disso, eles estão enfiados num vale, como podes ver pela fotografia. Não é mesmo nada fácil.

    Olha, compra o jornal na 4ª e vais ver que ainda te divertes a lê-lo e ficas super fã (não só pelas minhas crónicas). O 24 Horas é um jornal mais light, diferente de um Público, por exemplo, mas é isso que o torna especial.

    Beijinhos imensos imensos,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete

Leave a bubbly comment!