Sunday 28 February 2010

Smile: tributo a três homens (coisa rara neste blogue...)

Lá na escola, a próxima semana vai ser a "Semana da Leitura". Cada professor deveria escolher um poeta para cada uma das suas turmas, e eu apressei-me a escolher Eugénio de Andrade para uma. Há vários outros poetas de que gosto igualmente, mas Eugénio de Andrade comove-me imenso, porque me identifico com as suas evocações da infância e com o seu carácter reivindicativo, muito típico da atitude Peace and Love, de que já falei aqui anteriormente. Assim, em Língua Portuguesa, estamos a trabalhar Eugénio de Andrade. É um dos maiores prazeres que tenho: 'pegar' na poesia e dizê-la, analisá-la, esmiuçá-la, discuti-la com os meus alunos. É apetitoso ouvi-los a dar as suas opiniões e sentir que, como eu, quando era adolescente, começam a gostar de ler poesia, de dizer poesia, de sentir poesia. Começam a gostar de Eugénio de Andrade. Este é o sentimento de 'Mission Accomplished', que me faz sentir grata todos os dias, pela oportunidade de fazer e trabalhar naquilo que sempre constituiu o meu grande sonho, o meu projecto número um: ensinar e aprender com os alunos, sejam eles de 2 ou de 60 anos.
Deixo-vos com um poema de Eugénio de Andrade. Foi difícil escolher só um, mas este é um dos meus preferidos, em milhentos do grande Eugénio, mesmo assim, deixo-vos com este pela simplicidade e pela 'bubbliness' do tema.



Sorriso

Creio que foi o sorriso,
o sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa, ficar
nu dentro daquele sorriso.
Correr, navegar, morrer naquele sorriso.


Eugénio de Andrade


Deixo-vos agora com uma música que adoro também, que vem muito a propósito ou não fosse homónima do poema de Eugénio. A temática, se analisada mais a fundo, de facto não é bem a mesma, mas apetece-me partilhá-la. Acompanhou-me naqueles momentos mais complicados ('love heartaches', por exemplo). Todos a conhecem, mas nunca é demais ouvi-la, porque funciona como um lembrete para nos impedir de esquecer o que é mesmo importante na vida, mesmo quando tudo parece mau. Sorrir faz mesmo bem, garanto-vos eu, que ando sempre de sorriso enorme nos lábios, e quem me conhece, que me desminta, se puder!:) Chama-se 'Smile' e foi escrita por outro grande homem, Charlie Chaplin. É a versão de mais um homem, cuja voz e música eu amo, Nat King Cole.




Despeço-me com estes três grandes homens!
Have a bubbly weekend! Beijinhos,
A Menina dos Óculos
P.S.: A música tem lyrics!:D feel free to sing while smiling!

2 comments:

  1. Acho amorosa a forma como falas dos teus alunos e das tuas aulas. Vê-se que gostas do que fazes, vê-se que tens "amor à camisola" e isso é óptimo!!! Aposto que os teus alunos se sentem uns sortudos por terem a professora que têm. :) Espero que sejas sempre assim, apaixonada pelo teu trabalho!


    Beijinho grande!


    P.S.: Criei um blog e a culpa é tua, que me fizeste perder por este mundo dos blogs e não resistir à tentação! Obrigada! ;) *

    ReplyDelete
  2. Olá! Já fui visitar o teu bebé! Tãoooo lindo!:D Parabéns! Fico feliz por te ter incentivado a enveredar por esta área!:P Agora somos 'blogmates'! - (acho que acabei de inventar esta palavra, mas parece porreira, não?!)

    Sim, é mesmo verdade, sou apaixonada pelo que faço. Não conseguiria trabalhar tanto, se não fosse.:) E é tão bom, quando somos felizes a fazer aquilo que nascemos para fazer... Não há palavras, acho! Ai que já estou para aqui na lamechice, coisinha nada 'bubbly'! lol!

    beijinhos grandes, princesa,

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete

Leave a bubbly comment!