Tuesday 16 February 2010

babies, i'm back


Chegueiiii!

Fico feliz e triste simultaneamente. É aquela sensação esquisita de quando se chega de férias. Se, por um lado, sabe bem chegar à nossa 'Home sweet Home', por outro lado, o sentimento que nos acompanha quando estamos de férias, não se reproduz automaticamente quando pousamos a mala no átrio de casa ou a desfazemos na intimidade do nosso quarto. Assim sendo, não consigo definir com clareza ou rigor o que sinto neste momento.

Quanto a Salamanca, gostei bastante da cidade. É bastaaaaante mais relaxada que algumas das cidades que já tinha visitado em Espanha. Curiosamente, não sou daquelas pessoas que diz: "Barcelona é que é!", ou "Madrid é a melhor!" Acho que todas elas têm o seu momento, o seu encanto e as suas vantagens, pelo que não consigo escolher uma. Salamanca é mais sossegadinha e relaxante, ideal para uns dias passados romanticamente com a nossa cara-metade. Tivemos a sorte de ficar num hotel que tinha uma passagem directa para a Plaza Maior. Ficámos no centro centríssimo - mais centro, impossível!

Visitámos alguns museus e catedrais, mas os que ficarão marcados na minha memória de forma mais profunda serão o Museo de Art Nouveau y Art Deco/Casa Lis e o Museo de Historia de Automoción. O primeiro é um museu que está 'instalado' numa casa lindíssima, ornamentada no exterior por vitrais coloridos em vez de janelas normais e insípidas. Claro que a iluminação natural do sol, quando atravessa estes vitrais fica decorada com cor e enche de vida os objectos decorativos em exposição. Neste momento, têm lá uma exposição de autómatos. Aconselho vivamente. O Museu de História Automóvel é fantástico. Melhor, só mesmo se lá estivesse um parente do Sr. Pantufas para embelezar, ainda mais, a exposição. Uma vez que estes foram os meus locais preferidos, foi de lá que trouxe as prendinhas, os recuerdos, para os papás. Para a mamã trouxe um colar feito em contas de vidro azuis, lindas, super brilhantes. Quando olhei para ele, lembrei-me dos vitrais da Casa Lis e quis levar um bocadinho do museu para a minha mãe. Para o papá, trouxe um quadro do Museu de História Automóvel e um livro sobre a "História do Automóvel em Espanha".

Quanto à noite em Salamanca, posso dizer que gostei, embora continuasse a sentir-me muito vestida, em comparação com as nossas vizinhas. Aquilo que eu chamo de mini-saia cá, lá é considerada uma saia comprida, quase. Há cerca de duas zonas em que se concentram os barzinhos e aquilo é bastante animado, especialmente para quem ama dançar, como é o meu caso. Além disso, as pessoas são extremamente simpáticas e acolhedoras.

Quanto às compras e lojinhas, posso dizer que lá existe a Zara mais liiiiinda de sempre: uma loja construída dentro de um edifício antigo, em pedra amarela (como, aliás toda a cidade) e em estilo medieval (espero não estar a cometer nenhuma imprecisão, mas a cidade é toda ela construída dentro desse estilo, na minha opinião). Não dá para explicar melhor, mas logo que possível posto umas fotos, para terem ideia. Além disso, na zona mais rica da cidade, há lojas também interessantes (porém, nada que se compare com a Ortega y Gasset em Madrid), e de que sou super fã, como Bimba e Lola ou Carolina Herrera, entre outras. Infelizmente, não foi desta que trouxe a minha Andy Bag. Fica para a próxima. São sempre tantos os pontos da minha wishlist todos os meses, que acabo por ter de dividir os pontos por meses. A Andy Bag fica para Março ou Abril. Mesmo assim, fiz umas comprinhas. Comprei umas luvas muiiiito pintas na H&M e um casaco em pele preta, dentro do estilo rock'n'roll, com fecho ao lado, super justinho, i.e., muitíssimo pintas, também na H&M (já tinha comprado um cá em Portugal em pele castanha, da Massimo Dutti e, por isso, optei por comprar um casaco em pele falsa preta mais barato). Além disso, comprei uma bolsa adorável preta e castanha na Adolfo Dominguez. Logo que possível, faço um post com tudo tudinho, sim, meninas?! (o homem é que está com a máquina, para fazer o download das fotos e agora, só lá para sexta-feira).

De aventuras, ficam todas as vezes em que o meu namorado se virou para mim e disse: "Viste a minha carteira?! Não és tu que a tens?!", ou as vezes em que ainda não conhecíamos a noite da cidade e, como bons portugueses, recorremos à técnica "Vamos atrás da multidão e logo se vê no que dá!", ou ainda todas as vezes que tivemos de nos conter para não atacar todas as confeitarias da cidade (aquilo mete medo: ele é bolos cheios de bom aspecto, cremes, chocolates, sobremesas, crepes, gauffres, gelatarias Ben & Jerry a cada esquina; um verdadeiro martírio, digo eu, que me senti tomada pelo pecado da gula e assumo sem vergonha e com total descaramento, que me soube tãaaooooo beeeeeem), ou até as vezes em que tentávamos falar e eles achavam que éramos... Ingleses (em Madrid, diziam que era Italiana, em Salamanca, disseram que sou Inglesa. Pelos vistos, sou uma cidadã do mundo).
Bem, partilhar estas histórias soube muito bem, mas cheguei há pouco de viagem e agora estou a ser apoderada por uma vontade incontornável de fechar os olhinhos e dormir um sono merecido.

Beijinhos grandes,


A Menina dos Óculos

4 comments:

  1. Hm, até fiquei com vontade de ir a Salamanca, acho que nunca fui.
    Welcome back :)

    ReplyDelete
  2. Thanks, Bubbly Buddy!

    Sim, tens de ir! É um local sossegado durante o dia e animado à noite, principalmente quando estão lá os estudantes da Universidade (i.e., em período de aulas). Só a partir das 18h mais ou menos, é que as pessoas saem mais à rua para as comprinhas e, aí sim, há mais movimento. Mesmo se quiseres ir com amigas parece-me um local simpático para desanuviar do stress diário. Há apenas um inconveniente: a cidade é gelada! Quase me esquecia desse pormenor. Chegámos a apanhar neve num dos dias. Segundo os boletins metereológicos, as temperaturas máximas rondam os 2º, mas a verdade é que, geralmente, a temperatura é bastante inferior, andando por volta dos -2º/-5º, ou menos. Eu não me importei muito com isso, porque resolvi o problema facilmente, recorrendo ao uso de luvas, tapa-orelhas, gorro, cachecol de lã bem quentinho, botas com pelo por dentro e casaco de penas.:P

    Beijinhos gigantes e obrigada pelo carinho e simpatia habituais!

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  3. Hello from greece! U have such an amazing blog, I am following now, follow me too if u want!
    Kisses, Froso from Style Nirvana

    ReplyDelete
  4. Hi Froso! i've just checked your blog. Really nice one! kiss

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete

Leave a bubbly comment!