Tuesday 16 July 2013

Muffins de banana e canela




Como é do vosso conhecimento, tenho andado ocupada entre farinha, Panelas e formas, a experimentar e aperfeiçoar algumas receitas. Se me acompanham no Facebook ou Instagram (@thebubblygirlinglasses) saberão que tenho uma forte predilecção por fazer muffins. E ao que parece, os meu muffins têm conquistado muitas pessoas: as que os provam de facto (aqui por casa tenho toda uma legião de provadores das minhas experiências, a que se juntam os nossos amigos de Londres), e as que se deliciam com o seu aspecto via Facebook e Instagram.

Assim, satisfazendo alguns dos pedidos que me chegaram partilho convosco uma receita de muffins de banana e canela que foram um sucesso! A receita foi alterada por mim (já sou quase uma expert, eheh) por isso penso que não a encontrarão noutro local na internet. 

MUITO IMPORTANTE: não façam a receita sem ler todos os conselhos que se seguem antes.

- Há que ter em atenção que aqui em Londres, eu uso as medidas americanas de 'cups', o que equivale sensivelmente a uma chávena almoçadeira. Se puderem, aconselhava-vos a comprarem os 4 'cups' (1 cup; 1/2 cup; 1/3 cup ; 1/4 cup) de medida no amazon, por exemplo, para que haja algum rigor nas medidas. Se não, experimentem a olho mesmo. Quanto às colheres de medida, embora as tenha, confesso que às vezes me dá a preguiça e uso as dos talheres comuns e nunca houve por cá nenhum desastre culinário por esse motivo.

- Outro aspecto que queria falar convosco acerca desta receita é que para que os muffins fiquem com o aspecto bonito que os meus têm (modéstia à parte) convém investirem numa boa forma de muffins (tem de ser 'deep cup'). Se a forma não for de qualidade, eles podem não crescer convenientemente e não ganhar aqueles topos altos e redondinhos. 

- Algo que também contribui é a temperatura de cozedura, mas isso depende de cada forno. Eu faço os meu muffins a 200oC, na prateleira superior do forno.

- Esta receita pode ser utilizada para uma forma grande (jumbo) de seis mega-muffins ou para uma de 12, de tamanho standardizado. Os que eu fiz são de tamanho standard, embora pareçam enormes. Neste caso, se os quiserem grandes como os meus, encham bem cada buraco da forma até acima e partilhem a massa pelos 12 buracos, mesmo que pareça que tem excesso de massa.

- Finalmente, o último conselho: os muffins nunca deverão ser feitos com recurso a batedeira, ao contrário dos cupcakes. Os muffins são uma espécie de 'pão rápido' (quick bread) e os cupcakes são 'bolos', daí a diferença. Isso explica também por que é que a massa de muffins não pode NUNCA ser excessivamente batida e misturada. Se o fizerem, a textura será de bolo e o muffin será muito pesado e seco, e essa textura não é a pretendida num muffin. Se tiverem os ingredientes já pesados em tigelas, e levarem mais de 10/12 minutos a fazer esta massa, isso significa que estão a fazer borrada! :) Quer isto dizer: mexam a massa só até os ingredientes ficarem combinados e não esperem que apareçam aquelas 'bolhinhas' à superfície, porque se as virem significa que já bateram a massa em excesso. Quando misturam os secos e sólidos batam apenas 1/2 minutinhos levemente.

E agora, sim, estamos prontos para a receita.

Muffins de Banana e Canela


Ingredientes:

3 chávenas almoçadeiras de farinha sem fermento;
4 colheres de chá de fermento;
1 colher de chá de sal;
2 colheres de chá de canela em pó;
2 ovos a temperatura natural;
1 chávena almoçadeira de açúcar (podem colocar menos se os quiserem menos doces, eu altero as quantidades de açúcar algumas vezes);
1 chávena almoçadeira de leite;
1/2 chávena almoçadeira de óleo;
3 bananas em puré (podem ser esmagadas com um garfo);
1/2 colher de chá de extracto de baunilha.


Preparação:

Pré-aquece o forno a 200oC. Coloca 12 forminhas de papel no tabuleiro de muffins ou unta a forma de muffins com manteiga ou margarina (eu untei a minha).

Numa bacia grande à parte mistura levemente a farinha (que não precisa de ser peneirada), fermento, sal e canela até todos os ingredientes ficarem combinados.

À parte, numa bacia média, bate os ovos com o açúcar até ficarem misturados e adiciona o leite, o óleo e as bananas esmagadas. Mexe bem.

Pega novamente na bacia grande que contém os ingredientes sólidos e faz um buraco no meio. Deita em seguida a mistura líquida da bacia média nesse buraco, e mexe com uma espátula de silicone (ou colher de pau) rodando a bacia. Não mexas em demasia e lembra-te que deverão permanecer alguns grumos.

Com a ajuda de uma colher de gelado ou de duas colheres de sopa (eu costumo usar as duas de sopa) partilha a massa pela forma de muffins. 

Leva o tabuleiro ao forno e em 20 minutos estão prontos. Se ao fim dos 20 minutos não tiveres a certeza que estão prontos, espeta um 'cake tester' (ou um palito ou um pau de esparguete - seco, claro:P) no centro de um dos muffins centrais da forma. Se sair seco, significa que estão prontos.


Desliga o forno e deixa-is arrefecer 5 minutos na forma. Tira-os um a um - eu costumo usar duas colheres de sopa para os puxar para gora com jeitinho - e deixa-os arrefecer numa grelha de arrefecimento como a minha da fotografia, se tiveres uma. Se não tiveres, a verdade é que eles são óptimos moreninhos com uma chávena de chá! Se bem que, com este calor, se calhar um ice tea também não era mal pensado! 

Partilhem comigo os resultados das vossas experiências, sim?!:) 

Fiquem docinhos! E bom apetite!

Beijinhos,

A Menina dos Óculos

No comments:

Post a Comment

Leave a bubbly comment!