Tuesday 16 July 2013

E quem gosta de cream cheese?! YUM!






Para quem gosta de cream cheese (queijo do tipo Filadélfia) descobri uma receita de muffins de fazer água na boca. Eu tinha usado 120 gramas de uma embalagem para fazer um frosting para o bolo de aniversário da F. e queria gastar as restantes 80 gramas antes que terminasse o prazo de validade, e assim fiz. Eles estão lindos e eu, claro está, fiquei toda orgulhosa com o resultado final!

Para que os vossos muffins fiquem todos catitas e com aqueles topos bonitões, aconselho-vos a ler todos os conselhos deste post.

Muffins de Creme de Queijo e de Frutos Silvestres


Ingredientes:

2 chávenas almoçadeiras de farinha com fermento;
3/4 chávena almoçadeira de açúcar branco granulado;
1 colher e meia de chá de fermento;
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
80 gramas de creme de queijo tipo Filadélfia cortado em cubos;
2 colheres de chá de sumo de limão;
2 colheres de chá de extracto de baunilha;
2 ovos à temperatura natural;
1/4 chávena almoçadeira de manteiga derretida quente;
1/2 chávena almoçadeira de leite;
1 chávena almoçadeira de frutos silvestres (eu usei congelados; se também usares congelados, não os descongeles para a receita).


Preparação:

Pré-aquece o forno a 200ºC e coloca a grade na prateleira superior. Coloca 12 forminhas de papel no tabuleiro de muffins de tamanho standardizado ou unta os buraquinhos com manteiga ou margarina.

Mistura, numa bacia grande, a farinha, açúcar, fermento, bicarbonato de sódio e sal. 

Numa bacia de tamanho médio, mistura o creme de queijo, sumo de limão e baunilha. Adiciona os ovos e continua a misturar. Adiciona a manteiga derretida, mexendo sem parar. De seguida, adiciona o leite.

Volta à bacia grande e faz um buraco no meio da mistura em pó. Deita o combinado líquido nesse buraco, e mistura, rodando a bacia, com uma espátula de silicone (ou colher de pau), apenas até que os ingredientes fiquem combinados. NÃO MISTURES EM EXCESSO! No final, mistura os frutos silvestres muito levemente para que não se desfaçam, principalmente se forem congelados como os meus.

Distribui a massa pelos 12 buraquinhos da forma, com a ajuda de duas colheres de sopa. Coloca o tabuleiro no forno e espera 20 minutos. No final dos 20 minutos, confere se os muffins estão cozidos, espetando um "cake tester"(ou palito ou pau de esparguete seco) no centro do muffin mais central da forma. Se este sair seco, os teus muffins estão prontos. 

Tira o tabuleiro do forno e deixa arrefecer durante 5 minutos. Retira os muffins do tabuleiro com a ajuda de duas colheres de sopa e coloca-os a arrefecer numa grelha de arrefecimento, se tiveres. Se os preferires mornos, dá-lhes uma trinca! :)

Espero que gostem! Partilhem comigo as vossas aventuras culinárias!

Beijinhos,

A Menina dos Óculos 



No comments:

Post a Comment

Leave a bubbly comment!