Sunday 26 September 2010

Início de aulas...



Como professora, já comecei o processo de consciencialização de que o ano lectivo já começou, e de que começo a trabalhar... AMANHÃAAAAA!

Se, por um lado, já tinha saudades das minhas aulas, por outro, não me fazia mal nenhum ficar mais duas semaninhas sem fazer nada, a viver de "rendimentos", i.e., das poupanças resultantes do ano lectivo anterior... Isto porque, os meninos são os amores na primeira semana, na segunda já nos deixam com os cabelos em pé, e a partir da terceira já nos obrigam a questionar os motivos que nos conduziram à decisão insensata: "Sou maluca! Vou ser professora quando for grande!"

Sei disso tudo de antemão, porém, a experiência pedagógica também me fez aperceber da importância que posso ter na formação dos alunos, e é evidente que isso não se resume a ensinar o vocabulário acerca do tema: "Town and transport" em Inglês, ou a ensinar a conjugar o verbo "colorir" no Presente do Indicativo, em Língua Portuguesa (BTW, experimentem conjugar o verbo e vejam lá se não soa extremamente pateta). Ao longo dos anos, e principalmente com os alunos adolescentes, comecei a ganhar a consciência da influência de um bom (ou mau) professor na vida de um aluno, assim como na sua atitude e na postura que adopta perante os objectivos que pretende ver concretizados. E isso, isso sim, transforma esta profissão numa missão, em algo que vale a pena ser experienciado. É sempre isso que me faz superar as dificuldades ao longo do ano lectivo: lembrar-me dos motivos que me levaram a ser professora e da diferença que um bom professor pode fazer na nossa vida, tal como me aconteceu um dia no passado - mas isso é história para outro dia...

Tendo isto em consideração, uma nota de rodapé para os meus alunos: Prometo que vou ser uma boa professora! Vocês prometem que não me vão azucrinar muito?!":)

beijocas enoooormes,

A Menina dos Óculos

No comments:

Post a Comment

Leave a bubbly comment!