Thursday 10 July 2014

Panquecas sem glúten, e blá blá blá...

Depois de um pequeno-almoço surpreendentemente saudável (tem-me dado para isto, pelo menos vou tentando...) de panquecas sem glúten e feitas com o mínimo de gordura possível, enfeitadas com pedacinhos de ricota, nozes pecan, sementes de chia e xarope de ácer - estavam mesmo boas, têm de experimentar; deixo a receita, que fiz mais ou menos a olho, em baixo - voltei a atacar o computador, afinal o próxima edição do jornal está quase a fechar e apesar de já ter muita coisa adiantada, detesto ficar para trás e não estar em cima do acontecimento.



Decidi fazer uma pausa para a salada do meio-dia, que de salada deve ter pouco, porque está com um aspecto tão delicioso que me cheira que não deve ter muito de saudável... :D



Enquanto a preparava, dei uma olhada para a minha banca, que não sendo minúscula, está atafulhada de farinhas com e sem glúten, frascos de sementes, frutos secos, compotas caseiras e mais um sem número de coisas que uso com frequência na cozinha. Sou apologista de ter as coisas de que preciso na cozinha à mão. Não gosto de ter de abrir armários constantemente e tirar frascos, voltar a colocá-los no sítio... Isso enerva-me, e faz com que a experiência de cozinhar deixe de ser fluentemente criativa e passe a ser aborrecida, demorada e pouco espontânea, com diversos cortes e percas de tempo desnecessárias e que não se prendem com a comida, mas com arrumações. Por isso, não se admirem se nos próximos vídeos a minha cozinha parecer uma banca de venda na feira, porque está mais para isso, do que para uma cozinha montada num estúdio perfeita em todos os sentidos. Mas para que não pensem que estou a exagerar, a prova do meu total "atafulhamento" (estou certa que estou a inventar esta palavra...) de um dos lados da minha banca (que, já agora, não é o que uso):




Entretanto já estou a escrever e a babar neste momento, com a Nigella Forever Summer a passar na televisão, a cama meia desfeita da preguiça da manhã, e a chuva a bater-me na janela. Este é basicamente o cenário perfeito para mim: escrever e editar textos em casa, com pausa para pequeno-almoço, almoço extra-rápido e mais comida na televisão! Eheh! E o melhor está para vir, a secção que me falta resolver é a secção de moda, de que sou responsável. Perfect!

Deixo-vos, para terminar, a minha receita (inventada ontem) de...

Panquecas sem glúten e sem açúcar refinado


Ingredientes para duas pessoas:

1/2 chávena de uma mistura de farinha de arroz e de farinha de batata (fécula);
1 colher e meia de chá de fermento;
1 pitada de sal fino;
1/2 chávena de iogurte natural 0% gordura;
1 colher de sopa de óleo ou margarina derretida;
4 colheres de sopa de leite meio gordo;
1 colher de chá de extracto de baunilha;
1 ovo.


Preparação:

Mistura os ingredientes secos (eu peneirei-os antes para não ganharem grumos mais tarde) e à parte mistura os líquidos e o ovo. Mistura os secos com os líquidos. Não mexas demais, que não vale a pena, basta que não tenha grumos e fique tudo combinado. Aquece a grelha ou frigideira, o que tiveres que sirva para o efeito (eu usei a minha crepeira leve, que estava mais à mão) e em princípio, se for anti-aderente, não precisas de acrescentar gordura - eu não acrescentei e as panquecas não colaram ao tacho. Quando a frigideira estiver bem quente, coloca 1 ou 2 (no máximo) colheradas de sopa na frigideira de cada vez (as panquecas não podem ficar grandes, porque depois não viram e desfazem-se, uma vez que não têm glúten). Vira com cuidado quando tiver formado várias bolhinhas no topo e te parecer que a panqueca não se vai desfazer por ainda estar muito crua (só custa a primeira, até entenderes a consistência e tempo de cozedura delas, que é diferente das outras). Repete até a massa terminar.

Sugestão: Serve com queijo ricota (ou fresco), nozes pecan, sementes de chia e xarope de ácer de boa qualidade (se não encontrares, podes usar mel, ou néctar de agave.

Bom Apetite!

Acompanhem-me também no
Beijinhos,

A Menina dos Óculos


No comments:

Post a Comment

Leave a bubbly comment!