Tuesday 12 January 2010

a cereja no topo do bolo... literalmente!

Estava a sair de uma das escolas em que trabalho, quando olhei para aquela montra e lá estava ele, apetecível como sempre, a olhar para mim com carinha de quem pede para ser comido.

Óbvio que estou a falar de um bolo. Que bolo?! Tentem adivinhar, por instantes: tem várias camadas, chocolate, chantilly e a famosa CEREJA em cima! huuuumm! Sim, falo de um Diplomata (é tão bom, que até lhe cedo uma maiúscula)!

Numa das minhas divagações enquanto comia o bolo, comecei a questionar-me por que raios lhe deram o nome de diplomata e a resposta pareceu-me evidente! Confirmem se não faz imeeeenso sentido: chama-se diplomata, porque misturar massa folhada, massa de pão de ló, chocolate, creme de ovos, chantilly e uma cereja caramelizada requer no mínimo, toneladas de diplomacia! (teoria brilhante, esta... eheh!)

Claro que esta teoria, na minha cabecinha tonta, deu logo pano para mangas e não contive as comparações inevitáveis. Será possível manter uma relação que funcione e ligue tão bem como as camadas de ingredientes no diplomata?! Seria definitivamente a cereja no topo do bolo, que é a nossa vida! Bem, a minha vida, pelo menos daria um bolo de confusões, voltas e reviravoltas e muitas tontices próprias do tipo "Mulher-Que-Bem-Lá-No-Fundo-Ainda-Acredita-No-Príncipe-Encantado-Embora-Negue-Isso-Até-À-Morte-Porque-Quem-Acredita-Nisso-Ou-É-Doido-Ou-Está-Com-Febres-Altíssimas".

Eu já tentei algumas vezes, continuo a tentar... Acho que o segredo está sempre em acharmos que "agora sim, estamos numa "relação-diplomata"! Enquanto houver esse espírito, é porque devemos estar no bom caminho!

Dica para hoje: trincar um bom diplomata e esperar que sirva, de alguma forma, de metáfora para a nossa vidinha!


A Menina dos Óculos

12 comments:

  1. Homem que é homem só sabe o nome de três bolos: pastel de nata, bola de Berlim e queque. Não acredito que haja um homem que não seja gay que saiba o que é um diplomata.

    ReplyDelete
  2. Gostei do blog. Estou feliz por o ter conhecido ainda bebé.
    Continua!
    Beijinhos...

    ReplyDelete
  3. Bem viinda à blogoesfera :)

    Também adoro esse bolinho!!!!

    Ah... e acredito em príncipes encantados :))))

    ReplyDelete
  4. Nem precisa ser homem Guaxinim, não faço a mais pequena ideia do que é um Diplomata. Mas gosto da ideia de ter uma relação em que vários ingredientes diferentes se entendem como no bolo que descreves.

    (shiuuuu, não digas a ninguém, mas eu faço parte do grupo "Mulher-Que-Bem-Lá-No-Fundo-Ainda-Acredita-No-Príncipe-Encantado-Embora-Negue-Isso-Até-À-Morte-Porque-Quem-Acredita-Nisso-Ou-É-Doido-Ou-Está-Com-Febres-Altíssimas")

    Bom texto!

    ReplyDelete
  5. Obrigada a todos pelos comentários! Sabe muito bem ser tão bem recebida por todos! Sinto-me quase como uma mamã na maternidade a receber as visitas que dizem: "Que lindo bebé tens aí!" Como ainda nao sou mamã, fico-me pelo blogue!
    Quanto ao diplomata, não tardo a postar uma foto do dito bolinho, para esclarecer toda e qualquer dúvida!
    Ah! E já agora, Miss Kin, sê benvinda ao grupo "Mulher-Que-Bem-Lá-No-Fundo-Ainda-Acredita-No-Príncipe-Encantado-Embora-Negue-Isso-Até-À-Morte-Porque-Quem-Acredita-Nisso-Ou-É-Doido-Ou-Está-Com-Febres-Altíssimas"! - pelos vistos, somos mais do que eu pensava!:P Mais alguém aí?!:D

    Bons escritos para todos e obrigada de novo!

    A Menina dos Óculos

    ReplyDelete
  6. Eu não faço ponta de ideia do que é o bolo diplomata, além de que pelos vistos é bom de se comer. Eu sou aquela gaja que vai à pastelaria e diz "é aquele ali" "não, aquele ali atrás".

    ReplyDelete
  7. Já andei a pesquisar na Internet para ver se encontrava uma foto deste bolinho, mas não está fácil! Parece que lá vou ter de comprar um esta semana, só para tirar a foto! (os sacrifícios que este blogue já me obriga a fazer!!):P

    ReplyDelete
  8. ihih gostei do blog, principalmente da descrição de parar nas montras para ver aquela nova carteira da Moschino :P

    ReplyDelete
  9. Ainda bem que gostaste do meu bebé!:) És benvinda para continuar a ler as minhas tontices!

    E aquilo da Moschino é mesmo verdade! A Moschino, entre milhentas outras marcas, de que pretendo ir falando esporadicamente no blogue, tiram-me do sério! Perco MESMO a noção do tempo e chego MESMO atrasada à escola, por vezes! (nada de grave, chego em cima do toque, maaaaasss.....)

    Boas leituras!:)

    ReplyDelete
  10. Concordo com o Guaxinim. Até porque, se pensarmos nos outros bolos, têm todos nomes franceses: croissant, éclair, napoleão, etc. Ora, toda a gente sabe, bastando ter ouvido um francês dizer meia dúzia de palavras, que aquela língua é (e cumpre dizê-lo sem temer polémicas) do mais gayzola que se imagina. Já por isso têm tanto jeitinho para a moda e para a cozinha...

    (foi o momento Archie Bunker deste blogue)

    ReplyDelete
  11. Queijo e marmelada, chocolate e banana, morangos e champanhe, azeite e pão... São ingredientes totalmente diferentes mas que quando unidos fazem duos fabulosos. O diplomata funciona do mesmo modo, camadas que se vão conjugando de uma forma magistral graças à química (culinária), a algum jeitinho e à inspiração momentânea de alguém que um dia arriscou e achou que podia resultar. Arriscou bem! Provavelmente antes mandou umas boas dúzias de ovos para o lixo antes de sair a "Cereja no Topo do Bolo". PS- Eu acho que também apanhei a doença do príncipe encantado. Consigo ir disfarçando... o clube presta ajuda, tipo alcoólicos anónimos?Se sim agradeço contacto urgente!

    ReplyDelete
  12. Antes de mais, agradeço o momento Archie Bunker, até porque vem diversificar aqui os comentários! Depois disso, falta o comentário "Edith Bunker", por isso se baixar por aí uma, A Menina dos Óculos agradece!:P
    Quanto ao grupo, Cat, óbvio que sim, fornecemos ajuda imediata. Estás convidada para participar nas Tertúlias das "M.Q.B.L.N.F.A.A.N.P.E.E.N.I.A.À.M.P.Q.A.N.O.É.D.O.E.C.F.A. ANÓNIMAS". Podemos ir fazendo umas pelo meu blogue, até porque este tema acaba sempre por fazer parte de um ou outro dos meus textos!

    Boas leituras para todos!

    ReplyDelete

Leave a bubbly comment!