O diário das aventuras culinárias, peripécias, divagações e pensamentos de uma blogger Portuguesa a viver em Londres.
Sunday, 30 May 2010
Saturday, 29 May 2010
Heaven's more beautiful now...
Hoje de tarde recebi a notícia que tanto temíamos. A minha avó partiu. Consola-me saber que está melhor agora, que está de mãos dadas ao meu avô e que toma conta de todos nós, juntamente com ele. O céu é um local mais bonito agora.
Fica a saudade de ti, que guardamos no local mais aconchegado e terno no nosso coração, e a recordação viva de tudo o que foste e do que representarás sempre para nós.
Regresso em breve ao blogue...
A Menina dos Óculos
Sunday, 23 May 2010
A minha Avó de Sonho
Decidi permitir-me um desabafo, neste blogue tão pouco dado a temas pouco bubblies...
A minha ausência nos últimos tempos tem-se prolongado inevitavelmente. Além de todos os desafios profissionais com que me tenho deparado, tenho a minha avó muito doente no hospital. A minha mãe está inconsolável e o clima em casa pesado, ou não fosse a minha avó, a avó de sonho de qualquer criança e a mãe perfeita para a minha mãe.
Nos últimos anos, em que a minha avó já tinha piorado bastante em termos do seu estado de saúde, já me comovia quando ia lá a casa visitá-la e, por cobardia, porque não queria guardar esta imagem dela, mais debilitada e menos feliz, as minhas visitas foram-se tornando, cada vez mais, escassas, facto de que me arrependo agora, no momento em que se encontra no hospital e em que os médicos já esclareceram que não haverá melhorias significativas no seu estado de saúde.
Espero que, aconteça o que acontecer, ela se sinta, em todos os momentos, amada e que nunca tenha visto a minha ausência recente como falta de preocupação ou de amor, porque nunca foi. Na realidade, quando temos as pessoas que amamos e que são importantes, caímos quase sempre no erro de as tomar como garantidas, até um dia...
Enquanto ela ainda está aqui, connosco, decidi que deveria fazer-lhe uma homenagem, pela pessoa fantástica, apaixonada que sempre foi, e de quem me orgulho de ser neta.
A minha avó é linda, linda por dentro e por fora e isso, visto que eu sou parecida com ela fisicamente é um facto que me deixa orgulhosa. Tem uns olhos negros comp carvão e o cabelo, quando era mais nova, era preto também. De pele morena e sorriso grande, aberto e disponível na boca, sempre foi positiva em relação à vida, tal como eu.
Quando ainda podia andar e falar (entretanto, um AVC fez com que perdesse algumas das suas capacidades motoras e verbais), era uma pessoa activa e uma apaixonada pela vida (e pelo meu avô, que mesmo depois de nos deixar, ainda eu não tinha nascido, sempre foi o princípe encantado da minha avó). Tiveram 12 filhos, uma família grande, que criaram com amor, respeito e muito carinho. A minha mãe costuma contar que já com cerca de 40 anos os dois, ainda namoravam como adolescentes, ainda viviam uma paixão e um amor como a que eu quero continuar a viver, mesmo com 40 anos. Esta era uma daquelas relações com o tão cobiçado carimbo "Forever". Quando falava do meu avô, todos notávamos o seu olhar brilhante, perdido, distante e apaixonado. Nunca me vou esquecer dessa imagem, porque é assim que eu quero que um dia, daqui a muitos anos, a pessoa que estiver ao meu lado, fale de mim, com o brilho nos olhos que eu via nos da minha avó...
Sempre foi generosa para com os outros e dotada de uma bondade, expressividade, humildade e inocência que gostaria de ter herdado na dose certa, mas não lhe chego aos pés, infelizmente. Algumas das memórias mais felizes que guardo da minha infância foram passadas com ela. Sempre a descrevi aos meus amigos, e continuo a descrever, como "a minha avó de sonho", a "avó das historinhas de encantar" (facto que a minha própria família desconhece, mas é assim que a vejo, ainda hoje).
Lembro-me de estar na casa dela, em Perre, uma aldeia aqui perto de Viana do Castelo, e de ela me preparar o pão torrado de manhã e o copinho de leite quente. O sabor, quando era ela que me preparava o pequeno-almoço, era diferente, juro que era! Era mais doce, mais caloroso, mais saboroso. Lembro-me do modo meigo como me olhava e como me acordava sempre, com a voz de que quem olha para outra pessoa e se revê um pouco nela... O engraçado é que, com tantos netos, o amor dela é inesgotável, sempre foi assim com todos nós: meiga, disponível e carinhosa.
Lembro-me de ir com ela e com os meus tios fazer um piquenique, quando tinha cerca de 8 anos, e de estar a tentar adormecer na manta, depois do almoço, já de olhos fechados (mas o sono tardava em chegar), e de a ouvir dizer aos meus tios, referindo-se a mim: "Ela é tão bonita, que mais parece um anjo!" Senti-me imediatamente a menina mais feliz do mundo, uma princesa de verdade. Senti-me bonita. E hoje, quando me sinto menos bonita, lembro-me do que ela disse nesse dia, achando que eu não estava a ouvir.
Não sei quanto tempo mais vamos ser presenteados com a tua presença nas nossas vidas, avó, mas egoisticamente revelo a tendência de querer que não nos deixes. No dia em que nos deixares, vou guardar sempre as mais doces memórias de ti, "A minha Avó de Sonho".
Beijinhos,
A Menina dos Óculos
Wednesday, 19 May 2010
Festas de Final de Ano
Chegámos ao final do ano e já está mais que na hora de ensaiar com os miúdos para a tão desejada festa. Este ano, tive a brilhante ideia de fazer uma adaptação do musical Grease com eles, com 4 cenas, e com quatro músicas do filme incluídas. As restantes professoras de Inglês gostaram da ideia e já fizemos guião, vamos colaborar todos, inclusivamente Expressão Plástica e um professor de Educação Física numa das escolas.
Como devem imaginar, isto implica coreografar escolas inteiras... Se sou doida?! Vendo assim de fora, acho que sim, sou doida varrida. Porém, nada é tão reconfortante como ver os resultados finais e o sorriso deles na cara enquanto dançam e se divertem (com uns quantos berros esganiçados meus pelo meio, para manter a ordem nos ensaios).:P
Deixo-vos com uma das músicas que faz parte da banda sonora dos meus últimos dias...:P
Beijinhos,
A Menina dos Óculos
P.S.: Amanhã, nova crónica no 24 Horas, acerca do tema: "Pseudos" (casais pseuso-felizes).
Labels:
24 Horas,
aula,
banda sonora,
crianças,
criativa,
crónicas,
dançar,
desafio,
ensino,
gargalhada,
histórias,
infância,
it turns me on,
música,
professora
Monday, 17 May 2010
It turns me on... (2)
Que eu saiba, este menino ainda não chegou às nossas perfumarias, mas deve estar mesmo mesmo mesmo a chegar. Vai uma aposta que depois do Particulière, da colecção de Primavera, o Nouvelle Vague vai ser a tendência de Verão em nail polishes?! Dêem um olhinho à colecção de maquilhagem Chanel Summer 2010 e deliciem-se...
Beijinhos,
A Menina dos Óculos
P.S.: Amanhã sai a minha crónica no 24 Horas acerca do tema: "Mulheres Desesperadas". Se lerem, aproveitem para dar a vossa opinião.
Labels:
Chanel,
compras,
escrita,
estética,
it turns me on,
maquilhagem,
mulheres,
nail polish,
tendências
Seriously want these babies in my closet!
Alexa Oak Mulberry bag
Large Saphire Lady Dior bag
[o que não significa que as vá ter (principalmente a segunda, que tem um preço um bocadinho para o exorbitante...) a ver vamos! lol!]
Beijinhos,
A Menina dos Óculos
Friday, 14 May 2010
Quando as nossas hormonas pulam como cangurús...
Há certas alturas em que as nossas hormonas parecem ficar saltitantes, inquietas e nós próprias nos sentimos mais carentes do que o normal. Nunca se aperceberam disso antes?! Nunca repararam que, em determinados momentos da nossa vida, a necessidade de carinho, miminho e atenção cresce de tal forma, que só mesmo com muito esforço é que um homem consegue dar-lhe resposta?!
Eu já tive fases dessas no passado (muitas vezes coincidiram com a TPM, mas nem sempre) e considero que para um homem não deve ser propriamente fácil lidar com estas mudanças de humor que às vezes se apoderam de nós. Claro que estas alterações de humor não se manifestam de forma igual em todas as pessoas, mas em termos de relação acabam sempre por influenciá-la internamente, positiva ou negativamente.
De qualquer forma, os próprios homens passam por fases semelhantes em termos de instabilidade emocional, mas geralmente não lhes dá para ficarem tão needy, como nós ou, pelo menos, não o demonstram. É possível que, pelo facto de terem de passar a imagem de Super-Machos e por terem sido educados, muitas vezes, em quase total privação de expressão de sentimentos, que é considerada por muitos, "um sinal de fraqueza, passível de ser associada unicamente ao sexo feminino" não consigam sequer entender essas fases e verbalizar o que sentem.
Há cerca de ano e meio atrás, levei a seguinte questão para um debate numa turma de adultos: "Should men cry?!" e sorteei duas equipas uma "pro" e uma "against". Já não me lembro qual foi a equipa que venceu o debate, mas lembro-me perfeitamente que as equipas chegaram à conclusão (no final do debate, numa troca de ideias livre) que os homens deveriam ter o direito de se poder expressar com mais abertura e que a sua educação não deveria ser no sentido de os transformar em seres tão durões que são incapazes de chorar e de expressar os seus reais sentimentos. Porém, analisámos também o outro lado da questão. Afinal, como reagiríamos se um homem, no nosso "first date", que poderia consistir numa ida ao cinema, por exemplo, para assistir a uma comédia romântica, desatasse a chorar e a soluçar, qual mulher sensível, a meio do filme?! Provavelmente, também acharíamos estranho e para muitas de nós, não haveria sequer um "second date"... É uma questão de mentalidade e educação, mas haverá volta a dar e será isso o desejável?!
Fiquem com o incontornável (num texto relativo a esta temática) The Cure (love love love them), "Boys don't cry".
Beijinhos enormes,
A Menina dos Óculos
Tuesday, 11 May 2010
a great old SNL sketch
Muito, muito bom! Já conheço há anos e, entretanto, não sei porquê, este vídeo deixou de estar disponível no Youtube. Hoje lembrei-me de procurar mais uma vez e lá estava ele! Achei que tinha o dever de partilhar com aqueles que ainda não conhecem, porque é impossível conter o riso ao vê-lo!
Will Ferrell and Jim Carrey- clap, clap, clap!!!
Beijinhos e boa noite, Bubbly Buddies,
A Menina dos Óculos
too much for a bubbly girl
Estou cansadíssima, Bubbly Buddies! A semana passada e esta têm sido muito desgastantes em termos de trabalho, por isso não tenho estado tão solícita neste blogue como é habitual. Porém, prometo novidades ainda esta semana: crónicas e/ou bubbly shopping news, boa?!
Peço desculpa pelos atrasos nas respostas e por não estar a conseguir acompanhar os blogues que tanto gosto de seguir, mas não está fácil.
Deixo uma musiquinha antiga para ouvirem enquanto não volto com a força toda, Blur, Girls & Boys!
A Menina dos Óculos
P.S.: A crónica de 4ª feira do 24 Horas vai ser sobre "Inseguranças".
Labels:
24 Horas,
crónicas,
desculpa,
Dias Borbulha,
ensino,
escrita,
i'll be back soon,
música,
professora
Thursday, 6 May 2010
Quando queremos coisas diferentes...
As relações são, por si só, complicadas. Todavia, tornam-se triplamente mais complicadas quando os interessados revelam ter objectivos completamente diferentes para a relação que estão a viver.
Vejamos um exemplo evidente: quando estamos completamente caidinhos pela pessoa em questão e até já acreditamos piamente que encontrámos o homem da nossa vida, enquanto a outra pessoa olha para nós e vê um belo objecto em porcelana para enfeitar a prateleira, enquanto não surge a fruteira da Vista Alegre com quem espera vir a ter uma relação fantástica. Basicamente, isto é péssimo. Independentemente do facto de sermos homens ou mulheres, esta é uma posição que nenhum de nós deseja, mesmo que haja total sinceridade e frontalidade de ambas as partes.
Por outro lado, também pode acontecer o contrário e, se estivermos numa fase complicada da nossa vida, em que estamos a tentar ultrapassar os traumas do passado, podemos ficar nós na pele da pessoa que não quer assumir um compromisso sério. Isso pode acontecer e é normal, desde que, e é aí que muitos falham, sejamos totalmente sinceros e tenhamos uma abertura total para expor a situação sem magoarmos a pessoa. Aí, a decisão de permanecer na relação fica nas mãos da outra pessoa e, pelo menos, ficamos de consciência tranquila, porque estamos a agir correctamente, apesar do complicado da situação.
E foi mais uma reflexão da Menina dos Óculos... Dá-me para pensar nestas coisas, que hei-de fazer?!:P
Beijocas grandes,
A Menina dos Óculos
Labels:
histórias,
homens,
mulheres,
relações,
relações e ralações,
Sr. Com Dúvidas,
tontices
Wednesday, 5 May 2010
Audrey & Me
Moon River
Ontem, a Pezinhos de Lã, uma amiga que fiquei a conhecer através deste blogue, disse-me, em conversa comigo acerca das músicas que associávamos uma à outra, que esta a fazia lembrar-se de mim! Fiquei babada e enternecida... Adoro a Audrey Hepburn desde sempre, e neste filme (Breakfast at Tiffany's), para o qual foi gravada esta música, temos aquela cena em que a Audrey veste aquele vestido de sonho preto e olha, com o mesmo olhar que eu, a montra da Tiffany & Co (é uma das minhas cenas preferidas de todos os tempos). Achei que deveria partilhar com os meus queridos Bubbly Buddies esta música, em jeito de homenagem a uma das mulheres mais talentosas, elegantes, lindas e generosas de que alguma vez se ouviu falar. Obrigada, Pezinhos!
Beijinhos, BB,
A Menina dos Óculos
P.S.: Amanhã a crónica do 24 Horas vai falar de Blind Dates.:)
Monday, 3 May 2010
my new totally 80s dress
Ontem, eu e o Bubbly Boyfriend fomos passear com um casal que adoramos, o Bruno e a Catarina. Durante o passeio, lá consegui arrastá-los para uma lojinha que adoro e que está aberta aos Domingos, onde comprei um vestido lindo de morrer, muito girly, princess-like e, diria ainda, bem ao estilo Fame.
O engraçado desta história é mesmo o facto de o Bubbly Boyfriend me ter confessado, já depois de eu o ter comprado, que já o tinha visto na loja, antes de mim, e que tinha pensado: "Oh não! Este é mesmo a cara dela! Se o vir, já o vai querer levar para casa!" Conclusão: tentou afastar-me a todo o custo dessa secção da loja, porque supostamente, não estou necessitadinha de mais roupa no guarda-fatos, seja vestidos, calças de ganga, saias ou whatever... Segundo ele, "Oh, tu não precisas mesmo de mais nada, porque senão o varão do guarda-fatos vai abaixo pela quarta vez e não convinha mesmo, que depois é uma trabalheira para o colocar de novo no sítio..." (o pobre acredita que este argumento me convence).
Assim, apesar das tentativas frustradas de desviar a minha atenção da Secção-De-Vestidos-Que-São-Mesmo-Mesmo-Mesmo-A-Cara-Da-Menina-Dos-Óculos, com verbalizações do género de: "Oh, essa secção da loja eu já vi e não tem nada de jeito, vai ali antes ver aquelas bolsas horrorosas, que nunca na vida vais gostar, porque até és dotada de bom gosto" (a parte das bolsas serem horrorosas e do "bom gosto" sou eu que estou a acrescentar, para terem noção de todo o esforço que estas tentativas envolveram).
Porém, I'm stronger e não caí nessa conversa! Nada disso, que a Menina dos Óculos tem faro para bons investimentos! Peguei no vestido para o experimentar. Ele ainda tentou argumentar: "Olha que o Bruno e a Catarina já estão fartos da loja, já me perguntaram mil e cem vezes quando é que vamos embora", but when you find the perfect catch, u don't let it run free, u keep it for yourself. E este ensinamento, que se aplica aos homens, eu aplico à moda. Não poderia deixá-lo ali, sozinho, sem mim... Preocupa-me imenso o bem estar dos vestidos abandonados nos cabides das lojas... Vesti-o e veredicto final: o vestido é bastante arrojado, admito, mas fica divinal no corpo. Reacção do Bubbly Boyfriend quando me viu com ele: "Ai, esse cinto dourado, não sei... E isso só fica bem com leggings, vais morrer de calor no Verão... blá blá blá blá blá blá".
Como aqui a Menina dos Óculos não é tontinha e sabe como dar a volta ao namorado, toca a chamar o Bruno e a Catarina, "porque quero ouvir a opinião deles também!" Por esta altura, o Bubbly Boyfriend já temia o pior. Eles os dois acabaram por confirmar que tinha tudo a ver comigo, que era arrojado, com pinta, e que eu tinha estofo para usar um vestido tão evidentemente inspirado nos 80s.
Ele acabou por confessar que o vestido era lindo, que era mesmo a minha cara e que ele próprio teria pena de o deixar na loja. Na realidade, ele também adorou o vestido, mas está a tentar o tudo por tudo, antes de me forçar a ir às sessões dos Shopaholics Anónimos.:D
Fiquem com a foto do vestido, que é de uma marca espanhola, conhecida pelo seu design criativo e muito girly (atrevo-me a dizer, "muito bubbly"), a KLING. Porém, vou ter de concordar que nem todas as mulheres se identificarão com a marca e com as suas peças de roupa. As peças não são, propriamente, super discretas. São muito estilo Sex and the City (Carrie), série 2/3. Quando o vestir, tiro umas fotografias para verem o efeito no corpo...
Beijinhos enormes,
A Menina dos Óculos
P.S.: A crónica do 24 Horas de amanhã vai ser sobre o tema: "Guerra e Paz", i.e., vou debruçar-me acerca das vantagens que umas boas discussões trazem às relações.:P Quem puder comprar e ler, sinta-se à vontade para dar a sua opinião, aqui, depois.
Labels:
Better together,
bubbly,
compras,
estilo,
gargalhada,
histórias,
homens,
it turns me on,
Kling,
moda,
mulheres,
my precious,
tontices,
vestidos
Luís Buchinho - o vestido...
O casamento foi lindo, lindo, lindo, totalmente bubbly, muito Amélie, e teve pormenores que eram, indiscutivelmente, a cara dos noivos. Parabéns a eles, pela festa e pela nova etapa que vão viver.
Quanto ao vestido, vou optar por vos mostrar uma fotografia com o look total, para terem noção do outfit completo.
vestido: Luís Buchinho
platform shoes: Miss Sixty
clutch: LP Perfetto
meias: Calzedonia
acessórios: Acessorize e empréstimos da mãe
nail polish (não se nota, mas está lá): Blue Satin, Chanel
(As costas do vestido são abertas, embora não dê para ver muito bem... E é isto... Acho que é um vestido simples, elegante e diferente, tudo num só.:)
Beijinhos,
A Menina dos Óculos
Labels:
bubbly,
compras,
fotografias,
it turns me on,
Luís Buchinho,
moda,
my precious,
tendências,
vestidos
Subscribe to:
Posts (Atom)