Tuesday, 9 September 2014

Mamma Mia - Pasta fresca all'uovo!


Olá, Olá!

Após as férias, regressámos a Londres. Entre alguns projectos novos e os que quero retomar esta semana, voltei também para a cozinha, apesar de ter tido uns últimos dias menos agradáveis devido a uma crise de vesícula. Ao que parece, a minha é "preguiçosa" e a maleita é de família, pois já há todo um historial familiar de casos do género.

Falando de assuntos melhores, uma das coisas que mais tenho gostado de fazer nos últimos tempos (e que me parece útil), é massa fresca de ovo. Para os que acham que dá muito trabalho, toca a desmistificar a coisa: Dá algum, vá! O melhor, porém, é que vale totalmente a pena! Eu comprei uma máquina para estender a massa, e tenho alguns cortadores para aplicar na máquina, que me facilitam imenso o trabalho, mas para quem não quiser comprar, pode usar um rolo da massa para estendê-la bem fininha. Para quem quiser fazer massa com frequência, a máquina facilita bastante, apesar de na verdade as Mammas Italianas na altura utilizarem rolo da massa e não máquina. A minha é esta

Hoje decidi fazer esparguete, mas a receita é a mesma para todos os tipos de massa, por isso podem cortá-la como entenderem.

Pasta Fresca all'uovo

Ingredientes: 

100g de farinha branca tipo 00 por pessoa
1 ovo de tamanho L por cada 100g de farinha
semolina (ou farinha) para polvilhar*

*Eu uso bastante semolina para ser mais fácil limpar a máquina depois. Quando não se usa, a massa cola-se à máquina e fica toda colada após sair do acessório de corte.

Preparação:








Coloca a farinha na banca e faz um centro no meio. Parte os ovos para esse buraco e bate-os com um garfo. Lenta e progressivamente vai misturando a farinha que está à volta, até a mistura estar muito grossa.




 Utiliza as mãos para acabar de misturar os ovos com a farinha. Começa a amassar. Caso não saibas como amassar, utiliza a mesma técnica que utilizei neste vídeo onde demonstro como se faz pão.



Quando a massa estiver com um aspecto aveludado (passados cerca de 10 minutos desde que começaste a amassá-la), podes parar. Forma uma bola com a massa, embrulha-a em filme e leva-a ao frigorífico por pelo menos meia hora.




Passada a meia hora, retira a massa do frigorífico. Há quem goste de a amassar de novo outros 10 minutos, mas eu confesso que não costumo fazê-lo e fica sempre boa, mas façam como quiserem. Neste momento costumo partir a massa em 4 (caso a quantidade justifique) para facilitar o estender da massa na máquina.


Prepara a máquina e fixa-a bem à mesa ou à banca.


Amassa com as tuas mãos um pouco a massa e polvilha bem com semolina ou farinha 00 (a semolina é preferencial).



Programa a máquina para a abertura maior e passa uma vez a massa pela máquina. Em seguida diminui um nível a abertura e passa de novo. Programa novamente a máquina para o nível de abertura maior (no caso da minha máquina, é naquela rodinha do lado esquerdo que se vê na foto). Dobra a massa e passa-a de novo. Polvilha novamente com semolina.






Podes repetir este processo quantas vezes quiseres e depois vai diminuindo a abertura, nível a nível, até chegares à grossura que pretendes, sem te esquecer de ir polvilhando a massa com semolina. Eu costumo ir até ao penúltimo nível (bastante fino, mas não fino de mais, pelo que me permite manusear facilmente a massa). É essencial que polvilhes  a massa com BASTANTE semolina quando já tiveres atingido a grossura que pretendes.



Encaixa o acessório para cortar esparguete na máquina e corta. No final polvilha muito bem com semolina de novo.


Como não tenho espaço para guardar (já não tenho mais espaço nesta cozinha), não cheguei a comprar um suporte para secar a massa, por isso uso um cabide, que funciona na perfeição e não ocupa espaço nenhum. Se também não tiveres, usa um cabide como eu fiz.

Para quem não tem máquina para estender a massa, é fácil - é só fazer como as Mammas Italianas e estender a massa com o rolo. Depois polvilhem bem com semolina a massa já estendida, enrolem-na e cortem-na fininha (mais ou menos como fazemos com as couves para o caldo verde). Para que a massa não fique colada, usem e abusem de semolina!

E já está! Espero que gostem e se divirtam a fazer massa! É uma óptima actividade para fazer com filhos ou até com o namorado ou marido. O meu que não adora culinária, adora fazer comigo.

Acompanhem-me também no
E já começaram a acompanhar o meu blogue de moda,
More than Labels?
Não?! Então vão lá coscuvilhar!
Confiram lá ESTE post!

Beijinhos,

A Menina dos Óculos