Showing posts with label cooking. Show all posts
Showing posts with label cooking. Show all posts

Saturday, 10 May 2014

Sábado, Londres, chuva... e bolo de chocolate!

Por qualquer motivo, ontem à noite não estava a conseguir adormecer. Acabei por ficar acordada até altas horas a assistir a vídeos no youtube. E pior de tudo, com desejo de comer algo com chocolate. Ainda pensei em me levantar e ir para a cozinha, mas achei que ia acordar o Mr. Bubbly que ia trabalhar cedo hoje, por isso decidi adiar os meus desejos de chocolate (não, não vem criança aí - pelo menos não que eu saiba) e hoje, após o meu pequeno-almoço tardio, e num dia cinzento de chuva em Londres, dei azo aos meus talentos culinários e pus em prática uma receita da Nigella Lawson que queria experimentar há algum tempo, contida no seu livro Feast - para quem não sabe sou viciada em livros de culinária (mas viciada MESMO).

Partilho convosco para que possam deliciar-se e lambuzar-se com esta tentação deliciosa de chocolate negro e cacau em dose deveras extravagante! Eu acredito que para se fazer boa comida, os ingredientes também devem ser de qualidade, por isso partilho algumas dicas em relações a marcas que prefiro. Quem não as encontrar em Portugal (o que infelizmente é provável), pode sempre verificar pela tabela de componentes se os produtos são de facto de qualidade ou não.

Bolo de chocolate old-fashioned

Ingredientes

PARA O BOLO:
 200g de farinha de trigo sem fermento;
200g de açúcar;
1 colher de chá de fermento;
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
40g de cacau de boa qualidade
(O melhor que encontrei em Londres e que uso sempre é da Green & Black's Organic);
175g de manteiga sem sal;
2 ovos grandes;
2 colheres de chá de extracto de baunilha 
(Escolhe um com qualidade, cá em Londres o melhor é da marca Nielsen-Massey);
150 ml de sour cream;
(Para quem não conseguir encontrar sour cream, este pode geralmente ser substituído por iogurte natural. De acordo com a minha pesquisa, é possível encontrá-lo em alguns hipermercados em Portugal, sob a designação de sour cream, natas azedas, ou Saure Sahne).

PARA O ICING:
75g de manteiga sem sal;
175g de chocolate preto de boa qualidade partido em pedaços
com o mínimo de 70% de cacau;
300g de açúcar em pó;
1 colher de sopa de golden syrup
(Eu uso Lyle's Golden Syrup, da Abram Lyle & Sons, que pelo que investiguei também há em Portugal. Se não encontrares, penso que poderás substituir por mel);
125ml de sour cream 
(ou de iogurte natural se não tiverem sour cream);
1 colher de chá de de extracto de baunilha.

Preparação:

Tira todos os ingredientes do frigorífico com alguma antecedência, pois não se deve utilizar ingredientes frios na confecção de bolos; estes devem encontrar-se, salvo raras excepções, à temperatura ambiente. Pré-aquece o forno a 180ºC e unta duas formas de 20cm com bases removíveis (sandwich tins) com manteiga e forra o seu fundo com papel vegetal.

Coloca todos os ingredientes do bolo num food processor (picadora) e coloca-a a funcionar até que obtenhas uma massa macia e grossa.

Divide a massa pelas duas formas, usando uma espátula de silicone e coloca as duas formas no forno, até que introduzas um palito ou pau de esparguete seco (este último é até mais aconselhável) nos bolos e este saia seco. O bolo deve demorar cerca de 35 minutos a cozer, mas deves ir verificando a partir dos 25 minutos. Também é boa ideia trocares as formas de prateleira a meio da cozedura.

Quando estiverem cozidos e a cozinha cheirar irresistivelmente a chocolate, retira os bolos do forno e coloca-os a arrefecer em cima de uma grelha de arrefecimento dentro das formas durante 10 minutos antes de os tirar da forma. Não te preocupes se os bolos tiverem o topo ligeiramente rachado, pois o icing vai tapar tudo no final (receita óptima para pessoas mais desleixadas e impacientes como eu).

Para fazer o icing, derrete a manteiga e o chocolate no microondas (verificando e mexendo com frequência) ou em banho-maria (atenção que quando derretemos algo em banho-maria, o nível da água não deve chegar à tigela, mas sim, deve estar abaixo da mesma, sem lhe tocar). Deves fazer isto devagarinho para te certificares que não queimas o chocolate, o que seria uma pena.

Enquanto o chocolate e a manteiga arrefecem um bocadinho, aproveita para peneirar o açúcar em pó para outra bacia para remover grumos de açúcar.

Adiciona o golden syrup à mistura de chocolate e baunilha, seguido do sour cream e do extracto de baunilha. Termina misturando o açúcar em pó peneirado. Se quiseres, também podes fazer isto usando o food processor. Quando terminares, podes precisar de adicionar alguma água a ferver à mistura - tudo depende se preferes o icing mais fino ou mais grosso.

Escolhe um prato para o bolo e coloca lá um dos bolos, cobre-o generosamente com o icing, e coloca o outro bolo no topo deste, repetindo o processo. Não te esqueças de cobrir também os lados do bolo com o icing. Eu pessoalmente gosto que o bolo fique com ar tosco, por isso não me dou ao trabalho de nivelar o icing e alisá-lo.



Espero que se divirtam a fazê-lo, embora desconfie que estarão ocupados a apanhar sol na praia.

:) E eu fico por cá, cheia de inveja, mas a trincar uma mega-fatia de bolo de chocolate!

Sigam-me também aqui:
Beijinhos,

A Menina dos Óculos










Tuesday, 23 October 2012

ginger cookies


Hoje foi dia de cozinhar biscoitinhos de gengibre para os Portugueses mais porreiros de Londres, ou seja, os que moram comigo, eu incluída, claro está!:)

Uma vez que houve interessados em conhecer a receita na página de Facebook, fica aqui a mesma. Tenho apenas de fazer uma pequena ressalva: não sei se haverá todos os ingredientes à venda em Portugal, mas acredito que haja. Se não houver, deve haver substitutos em lojas gourmet.

A receita dá para 12 bolachas grandinhas.

INGREDIENTES:

170g. de fairinha com fermento;
115g. de açúcar amarelo (do fininho);
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
57g. de manteiga;
1 colher de sopa bem cheia de gengibre em pó;
1 colher de sopa bem cheia de golden syrup ("xarope dourado");
1 ovo.


MODO DE PREPARAÇÃO:

(15 minutos de preparação + 15 minutos de cozedura)

1. Colocar todos os ingredientes secos numa bacia e misturar bem.

2. Acrescentar o golden syrup, misturando bem e, finalmente, o ovo já batido, pouco a pouco. Misturar até obter uma massa consistente.

3. Esfregar as mãos com farinha para formar as bolachinhas, que costumam ser grandes e podem ser redondas, como as minhas, ou podem ter formas divertidas, consoante o gosto. Podem aproveitar a época de Halloween para fazer biscoitos com formas de morcego, abóbora ou fantasma.

4. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e colocar lá as bolachas. Ficam prontas em 15 minutos em forno médio.

E é isto! Muito, muito fácil!:)

Enjoy!

Beijinhos enormes, Bubbly Buddies,

A Menina dos Óculos

P.S.: Amanhã vai ser um dia especial para a Menina dos Óculos! Depois conto tudo!:)

Monday, 1 October 2012

Cooking & Reading Time!


Ontem estava no supermercado e a M., uma das minhas companheiras de casa, reparou na revista "Jamie, making you a better cook", do Jamie Oliver. Já me decidi a começar a coleccioná-la, o que foi muito do agrado do Mr. Bubbly, como devem imaginar. Quem sabe ele também não desperta agora para a culinária?! - ele vai cozinhando e ajuda-me na cozinha, mas ainda não é algo que o entusiasma.

Penso que nunca tinha tocado no assunto antes no blogue, mas eu adoro cozinhar! Sinceramente, penso que também nunca o tinha admitido verdadeiramente a ninguém, nem sequer a mim mesma. Acho que não sou a melhor cozinheira do mundo, e nem sempre a minha comida fica perfeita, mas é, de facto, algo que me dá prazer. Não nasceu comigo; foi uma daquelas paixões que se foi alimentando de momentos simples, de instantes de prazer que contribuíram para consolidar esta relação. Comecei a encarar o momento de preparação da comida como um escape para o stress e um caminho para a descoberta, seja de novas receitas, novas experiências, novos ingredientes e novos sabores.

Não deixa de ser curioso que não sou grande garfo. Quando era pequena, era a filha que todos os pais detestariam ter, no que diz respeito à hora da refeição. Não fazia birra, nem berreiro, mas meia hora antes do almoço ou jantar, começava a chorar sozinha no meu quarto, porque não tinha fome (nunca tinha fome, melhor dizendo) e já sabia que a minha mãe ia fazer cara feia se não comesse tudo. A gata Mimi debaixo da mesa ainda me salvou durante algum tempo, até que a minha mãe passou a desconfiar que o a azulejo debaixo da mesa de jantar estava gorduroso e aquilo não era coisa natural.

Ainda hoje, para grande tristeza dos meus pais, sou um periquito a comer. De certa forma, talvez tenha sido esse um dos motivos que me encorajou a dar os meus primeiros passos na cozinha. Uma vez que continuo muito esquisitinha - sou a pessoa com quem não querem ir ao restaurante, pois fico tempo sem fim a olhar para a ementa e nunca me apetece nada específico, pelo que acabo sempre por pedir a mesma comida -, acho que comecei a cozinhar para poder ter prazer quando como, o que nem sempre acontece quando são outras pessoas a cozinhar para mim, por mais bem intencionadas que sejam (e, como disse, não cozinho particularmente bem, gosto de pensar que me desenrasco).

Por agora, vou dedicar-me à leitura e prometo fotos dos próximos cozinhados à la Jamie Oliver e, porque não?! À la Bubbly Girl in Glasses?:)

Beijinhos,

A Menina dos Óculos
The Bubbly Girl in Glasses