Showing posts with label bubbly home. Show all posts
Showing posts with label bubbly home. Show all posts

Saturday, 10 May 2014

Sábado, Londres, chuva... e bolo de chocolate!

Por qualquer motivo, ontem à noite não estava a conseguir adormecer. Acabei por ficar acordada até altas horas a assistir a vídeos no youtube. E pior de tudo, com desejo de comer algo com chocolate. Ainda pensei em me levantar e ir para a cozinha, mas achei que ia acordar o Mr. Bubbly que ia trabalhar cedo hoje, por isso decidi adiar os meus desejos de chocolate (não, não vem criança aí - pelo menos não que eu saiba) e hoje, após o meu pequeno-almoço tardio, e num dia cinzento de chuva em Londres, dei azo aos meus talentos culinários e pus em prática uma receita da Nigella Lawson que queria experimentar há algum tempo, contida no seu livro Feast - para quem não sabe sou viciada em livros de culinária (mas viciada MESMO).

Partilho convosco para que possam deliciar-se e lambuzar-se com esta tentação deliciosa de chocolate negro e cacau em dose deveras extravagante! Eu acredito que para se fazer boa comida, os ingredientes também devem ser de qualidade, por isso partilho algumas dicas em relações a marcas que prefiro. Quem não as encontrar em Portugal (o que infelizmente é provável), pode sempre verificar pela tabela de componentes se os produtos são de facto de qualidade ou não.

Bolo de chocolate old-fashioned

Ingredientes

PARA O BOLO:
 200g de farinha de trigo sem fermento;
200g de açúcar;
1 colher de chá de fermento;
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
40g de cacau de boa qualidade
(O melhor que encontrei em Londres e que uso sempre é da Green & Black's Organic);
175g de manteiga sem sal;
2 ovos grandes;
2 colheres de chá de extracto de baunilha 
(Escolhe um com qualidade, cá em Londres o melhor é da marca Nielsen-Massey);
150 ml de sour cream;
(Para quem não conseguir encontrar sour cream, este pode geralmente ser substituído por iogurte natural. De acordo com a minha pesquisa, é possível encontrá-lo em alguns hipermercados em Portugal, sob a designação de sour cream, natas azedas, ou Saure Sahne).

PARA O ICING:
75g de manteiga sem sal;
175g de chocolate preto de boa qualidade partido em pedaços
com o mínimo de 70% de cacau;
300g de açúcar em pó;
1 colher de sopa de golden syrup
(Eu uso Lyle's Golden Syrup, da Abram Lyle & Sons, que pelo que investiguei também há em Portugal. Se não encontrares, penso que poderás substituir por mel);
125ml de sour cream 
(ou de iogurte natural se não tiverem sour cream);
1 colher de chá de de extracto de baunilha.

Preparação:

Tira todos os ingredientes do frigorífico com alguma antecedência, pois não se deve utilizar ingredientes frios na confecção de bolos; estes devem encontrar-se, salvo raras excepções, à temperatura ambiente. Pré-aquece o forno a 180ºC e unta duas formas de 20cm com bases removíveis (sandwich tins) com manteiga e forra o seu fundo com papel vegetal.

Coloca todos os ingredientes do bolo num food processor (picadora) e coloca-a a funcionar até que obtenhas uma massa macia e grossa.

Divide a massa pelas duas formas, usando uma espátula de silicone e coloca as duas formas no forno, até que introduzas um palito ou pau de esparguete seco (este último é até mais aconselhável) nos bolos e este saia seco. O bolo deve demorar cerca de 35 minutos a cozer, mas deves ir verificando a partir dos 25 minutos. Também é boa ideia trocares as formas de prateleira a meio da cozedura.

Quando estiverem cozidos e a cozinha cheirar irresistivelmente a chocolate, retira os bolos do forno e coloca-os a arrefecer em cima de uma grelha de arrefecimento dentro das formas durante 10 minutos antes de os tirar da forma. Não te preocupes se os bolos tiverem o topo ligeiramente rachado, pois o icing vai tapar tudo no final (receita óptima para pessoas mais desleixadas e impacientes como eu).

Para fazer o icing, derrete a manteiga e o chocolate no microondas (verificando e mexendo com frequência) ou em banho-maria (atenção que quando derretemos algo em banho-maria, o nível da água não deve chegar à tigela, mas sim, deve estar abaixo da mesma, sem lhe tocar). Deves fazer isto devagarinho para te certificares que não queimas o chocolate, o que seria uma pena.

Enquanto o chocolate e a manteiga arrefecem um bocadinho, aproveita para peneirar o açúcar em pó para outra bacia para remover grumos de açúcar.

Adiciona o golden syrup à mistura de chocolate e baunilha, seguido do sour cream e do extracto de baunilha. Termina misturando o açúcar em pó peneirado. Se quiseres, também podes fazer isto usando o food processor. Quando terminares, podes precisar de adicionar alguma água a ferver à mistura - tudo depende se preferes o icing mais fino ou mais grosso.

Escolhe um prato para o bolo e coloca lá um dos bolos, cobre-o generosamente com o icing, e coloca o outro bolo no topo deste, repetindo o processo. Não te esqueças de cobrir também os lados do bolo com o icing. Eu pessoalmente gosto que o bolo fique com ar tosco, por isso não me dou ao trabalho de nivelar o icing e alisá-lo.



Espero que se divirtam a fazê-lo, embora desconfie que estarão ocupados a apanhar sol na praia.

:) E eu fico por cá, cheia de inveja, mas a trincar uma mega-fatia de bolo de chocolate!

Sigam-me também aqui:
Beijinhos,

A Menina dos Óculos










Thursday, 18 October 2012

and the decor project is still on track

(Adoro flores, e por isso, as flores não podem faltar no nosso quarto agora que temos uma jarra decente.
E sim, a jarra é em formato de novelo de lã - uma alusão clara à minha mais recente paixão.)


Embora o nosso projecto de decoração (podem acompanhá-lo aqui) esteja longe de ter chegado ao fim - principalmente agora, que o Natal está quase aí e já estou empenhadíssima em encontrar as decorações de Natal perfeitas -, está tudo em andamento. Deixo-vos com alguns apontamentos.


Although the decor project (you can check it here) for our bedroom has not yet seen an end - and now with Christmas, it will be even more difficult, since I'm already on the quest for the perfect holiday decorations -, it's still on track. For you, some of the details.

(Velas cá em casa nunca podem faltar. Adoro os cheiros e o ambiente que criam quando acesas.
Aqui fiz a reciclagem de dois recipientes em vidro que vinham com velas. 
Assim, bastou-me lavá-los quando a cera tinha terminado e a vela já não ardia e colocar uma tea candle em cada um. 
Eu gostei do resultado, e vocês?)

(O nosso quarto tem imensos armários, e eu não suportava as maçanetas douradas que vinham com eles.
Então o que fiz? Tentei encontrar uma alternativa divertida e diferente para o problema. 
Comecei por tentar encontrar maçanetas que se enquadrassem no tema 'vintage romântico inglês',
mas encontrei tantas, tão lindinhas, que não dava para decidir. E eu precisava de 8!
Pois bem, escolhi 8 maçanetas diferentes, todas de inspiração vintage, 
e que usei nas portas dos armários e gavetas. Mostro-vos apenas algumas. 
Que acham da ideia?)

(Esta é a maçaneta de uma das gavetas do Mr. Bubbly. Está perfeitamente identificada, como podem constatar.)

(Este é um apontamento da mesinha de cabeceira, que está agora mais completa, com o despertador e a caixinha-surpresa. Pode ser que um dia destes desvende o que está lá dentro.)

(Bem, e o tabuleiro com as mugs, mug-warmers e caixa de bolachas não podia faltar, até porque o 
Mr. Bubbly é um autêntico Monstro das Bolachas e deixa migalhas em tudo o que é sítio!)

(Este é um pequeno esquema de algumas das nossas fotografias preferidas, 
a maior parte de lomografia, que está numa das paredes do quarto. 
Como é evidente, ainda está por completar, mas esse é um projecto que não vai acabar. 
A ideia é torná-lo eternamente inacabado e irmos acrescentando sempre fotos nossas, 
fazendo-o crescer, semana após semana, mês após mês.)

(Este é outro dos nossos cantinhos preferidos - o das molduras vintage. 
Encontrei estas molduras à venda online e foi amor à primeira vista. 
A ideia agora é tentar encontrar outras em mercados de antiguidades
 e darmos-lhe nós um ar mais divertido, com alguma cor, mantendo o aspecto envelhecido, 
mas a um preço mais apetecível.)

Bem, e por agora, é tudo. Tenho, no entanto, uma excelente notícia, que partilharei convosco assim que possível. Não posso desvendar muito, mas garanto que é coisa boa. Terei mais notícias na próxima quarta-feira! 

Bem, e se ainda não o fizeste, junta-te a mim no...
Join me on...



Instagram: @thebubblygirlinglasses



Beijinhos,

A Menina dos Óculos
The Bubbly Girl in Glasses

Wednesday, 3 October 2012

Bedroom details...




Bem, e como vos tinha explicado, ando empenhadíssima na decoração do quarto. Embora ainda me faltem duas encomendas grandes, decidi partilhar convosco alguns pormenores do quarto. Optei pelo tema 'Romantismo Britânico' com inspiração vintage campestre, o que, admito, dá um ar bem feminino ao quarto. O Mr. Bubbly acabou por concordar, porque é um tema que transmite serenidade, algo fulcral para quem vive numa cidade tão agitada e profissionalmente competitiva, o que implica estar sujeito a todo um outro nível de stress diário.

Estes são apenas alguns pormenores iniciais. Estamos à espera de ter quase tudo direitinho até ao fim da semana. Veremos!



These are the first photos of our bedroom new decor. It's all quite simple though. Hope you like it!







Beijinhos,

A Menina dos Óculos
The Bubbly Girl in Glasses